Professora da URI conclui pós-doutorado

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
12/03/2014

A professora do Mestrado em Letras da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, Ana Paula Teixeira Porto acaba de concluir o seu pós-doutorado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho titulado “Relações entre literatura e história: a narrativa angolana”, foi elaborado com a supervisão da professora Jane Fraga Tutikian.
 


      Professora Ana Paula


Saiba mais sobre a pesquisa:

O objetivo do projeto foi desenvolver reflexões acerca da literatura contemporânea africana escrita em língua portuguesa produzida por escritores de Angola a partir do enfoque das relações entre Literatura e História, estabelecendo reflexões como as obras dos autores selecionados dialogam com a história recente de seus contextos de produção da pré e da pós-independência do país. O corpus de análise consistiu nas seguintes obras literárias que retratam aqueles momentos no país: de Manuel dos Santos Lima, foram objeto de estudo os romances As sementes da liberdade (1965) e As lágrimas e o vento (1976); de Castro Soromenho, selecionaram-se os romances da Trilogia do Camaxilo Terra morta (1949), Viragem (1957)  e A Chaga (1970); do escritor João Melo, as obras Imitação de Sartre e Simone de Beauvoir (1999), Filhos da pátria (2001) e The serial killer e outros contos risíveis ou talvez não (2004) foram abordadas.
As teorias de base sociológica e os textos críticos acerca da literatura africana de expressão portuguesa e das obras dos escritores selecionados serviram de embasamento geral e foram adaptadas às etapas particulares da pesquisa, a qual priorizou o diálogo entre aspectos de construção narrativa associando-os a elementos históricos e sociológicos para sua investigação.

Para realização da pesquisa proposta, foram realizadas atividades de ensino no Mestrado em Letras da URI, de pesquisa (com alunos da graduação em Letras da  URI que participaram como bolsistas de iniciação científica e alunos do Ensino Médio através do PIBIC-EM/CNPq) e de extensão através de participação em eventos.


A URI parabeniza a professora Ana Paula!
 

Confira as imagens: