Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professora da URI participa de evento nos Estados Unidos

A professora Clicéres Mack Dal Bianco, da área de Engenharias e Ciência da Computação da URI-FW participou da Conferência Internacional Intelligent Virtual Agents em Los Angeles-Califórnia.
No evento, a docente apresentou o artigo intitulado como Fast Forwarding Crowd Simulation. Entre os mais de cinquenta trabalhos aceitos na Conferência, somente 15 foram selecionados para a apresentação oral. O trabalho da professora Clicéres foi o único brasileiro presente no evento.
A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com a Universidade da Pensilvânia (UPenn-EUA) e direcionada para à área de simulação de multidão. Trabalhos nesta área permitem, a partir de um cenário real, simular situações de abandono de local e identificar os tempos de evacuação e o número de saídas necessárias.
O modelo desenvolvido nesta pesquisa, permite anteceder o comportamento da multidão, conforme destaca a professora, de posse da predição da posição das pessoas no futuro é possível tomar medidas preventivas para evitar que as pessoas se coloquem em situações de risco, tais como, superlotações de ambientes e tumultos.
Segundo Clicéres, “a participação neste evento permitiu a troca de conhecimentos com pesquisadores de diversos países, além ser uma forma de validar a pesquisa desenvolvida pela comunidade científica internacional”.
A professora afirma ainda que a liberação para capacitação concedida pela Universidade foi importante para o desenvolvimento do trabalho.