Professora de Psicologia participa de Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI-FW
20/06/2016

O XII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, realizado entre os dias 08 e 11 de junho no Centro de Eventos da FAURGS em Gramado- RS contou com a participação da professora e coordenadora do curso de Psicologia Marisa do Nascimento Pigatto. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Terapia de Família (ABRATEF) e é realizado a cada dois anos.


Segundo relato da professora Maria Pigatto, a temática desse ano foi a “Face a Face com a Família – Diferentes caminhos teóricos e práticos”. Ela conta que recebeu o convite para coordenar uma mesa de Comunicação de Pesquisa sobre o perfil do cliente em terapia familiar e características sociodemográficas do relacionamento conjugal. “Fiquei grata pelo reconhecimento profissional. Também apresentei três trabalhos, que foram organizados em parceria com uma egressa do curso, Francini Rodrigues Da Silva, com a formanda Lenise Selbach, e com a Psicóloga Técnica Responsável pela Clínica Escola Tatieli Peixoto Signori”, ressalta a professora.


No evento os trabalhos apresentados abordaram as seguintes temáticas:


- “Orientação profissional na perspectiva sistêmic
a”;
- "O desabrochar da flor de lótus: um estudo de caso com base na terapia familiar sistêmica";
- "Orientação profissional e o sistema familiar: a influência da família na escolha da profissão".


Marisa relata que durante o congresso teve contato com profissionais de diversas Universidades e ainda, com psicólogos de instituições de psicoterapia e ensino referência no país, como Cynthia Ladvocat, do Rio de Janeiro e Ercília Maria de Araújo Gonçalves e Adriana Aguiliar Mendes Lodi, de Minas Gerais.


O congresso contou também com a participação de palestrantes internacionais, como o americano Carlos Sluzki, que abriu o congresso com a palestra “Sofrendo pelo sofrimento alheio”.


A coordenadora do curso de Psicologia da URI-FW afirma que participar de eventos como este é significativo por permitir a circulação pelos conhecimentos que vão além dos dias do congresso. “É fundamental estar em uma Universidade, que incentiva esse tipo de diálogo e oportunidade com trocas de conhecimento que ampliam nosso saber, e que se estende ao colegiado e aos acadêmicos para que possamos cada vez mais efetivar ações comprometidas com a visão e a missão da Universidade”, resume Marisa.
 

Confira as imagens: