Professora do PPGEDU retorna de seu estágio pós-doutoral na Europa

Neusa Maria John Scheid atua como docente no Câmpus de FW

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI - Santo Ângelo
25/08/2014

A professora do PPGEDU da URI-Câmpus de Frederico Westphalen, Drª Neusa Maria John Scheid, realizou, durante os meses de fevereiro a julho de 2014,  um estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Lisboa-Portugal, sob a supervisão do professor doutor Pedro Guilherme Rocha dos Reis e com bolsa da CAPES. Nesse período, envolveu-se ativamente nas atividades realizadas no âmbito dos projetos coordenados pelo professor supervisor: “We Act – Promoting collective activism on socio-scientific issues” e “IRRESISTIBLE – Bringing responsible research and innovation into the classroom”. No âmbito destes projetos participou na ação de formação “A educação em ciências através de atividades de “inquiry” sobre investigação e inovação responsáveis em áreas de ponta” (onde constituiu uma grande mais-valia para as diferentes sessões e desenvolveu um módulo de ensino sobre organismos geneticamente modificados).



Além disso, realizou uma meta-análise dos trabalhos de investigação (dissertações de mestrado e teses de doutoramento) centrados no estudo do papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação na promoção da discussão e da ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas em contexto escolar. Esta meta-análise traduziu-se na elaboração do artigo “As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português”, submetido à revista Ciência e Educação.



Ao longo do seu estágio a Prof.ª Dr.ª Neusa Scheid participou em múltiplas iniciativas de formação dinamizadas pelo Instituto de Educação que terão tido um forte impacto no seu desenvolvimento profissional, nomeadamente, as ações de formação sobre: a) estratégias para reforçar a visibilidade internacional da investigação; b) organização e gestão bibliográfica; e c) pesquisa e gestão de informação. Paralelamente, participou em diversos seminários realizados no Instituto de Educação e no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências realizado em Faro.

Para a professora Neusa esse periódo de estudos “foi uma experiência singular na vida profissional e pessoal. Estar liberada das atividades rotineiras que se impõem como urgentes, nem sempre importantes, dificultando e, até, muitas vezes, impedindo que pudesse dedicar mais tempo e qualidade à pesquisa em Educação em Ciências, foi valiosíssimo. Com tempo para dedicar às leituras, reflexões, escritas e contatos com outros investigadores tive a oportunidade de aprofundar os referenciais teóricos importantes para dar continuidade e, em alguns aspectos, redimensionar os estudos que venho desenvolvendo desde o doutoramento. Conhecer as atividades investigativas relativas à Educação em Ciências realizadas no âmbito do Instituto de Educação e integradas a projetos ma