Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professores da URI apresentam resultados de pesquisa em Ametista do Sul
Os professores da URI-Câmpus de Frederico Westphalen, Sandro Rogério Giacomelli e Marcos Antonio Ritterbuch, visitaram a Cooperativa de Produtos de Uva e Derivados de Ametista do Sul, COPERAMETISTA, no último dia 12, para apresentar os resultados de uma pesquisa com os vinhos fornecidos da cooperativa.
A referida pesquisa teve por objetivos determinar o teor de substâncias antioxidantes e o teor de resveratrol. As substâncias antioxidantes tais como, os polifenois, presentes no vinho são responsáveis por combater a aterosclerose, o câncer, retardar o envelhecimento e outras doenças ligadas ao estresse oxidativo, enquanto que, o resveratrol pode prevenir doenças cardiovasculares, estimulando a produção do bom colesterol HDL e inibindo a agregação plaquetária, entre outras.
O projeto iniciou ainda em janeiro de 2014, quando a equipe responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) esteve na COPERAMETISTA para levantamento de dados. Na oportunidade foram identificadas algumas demandas da cooperativa, dentre elas a necessidade de realizar análises periódicas dos produtos, análises estas que podem ser realizadas no Parque Tecnológico da URI-FW.
Estão sendo discutidos novos projetos de pesquisa em parceria entre a URI-FW e cooperativa, além de encaminhamentos para realizar, nos laboratórios do Parque Tecnológico, as análises demandadas pela cooperativa, agilizando assim o processo. Atualmente, essas análises são feitas fora da região e a demanda irá aumentar, pois a cooperativa começou produzir sucos de uva e laranja a partir de 2014.