Professores da URI apresentam resultados de pesquisa em Ametista do Sul

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
18/02/2014

Os professores da URI-Câmpus de Frederico Westphalen, Sandro Rogério Giacomelli e Marcos Antonio Ritterbuch, visitaram a Cooperativa de Produtos de Uva e Derivados de Ametista do Sul, COPERAMETISTA, no último dia 12, para apresentar os resultados de uma pesquisa com os vinhos fornecidos da cooperativa.



A  referida pesquisa teve por objetivos determinar o teor de substâncias antioxidantes e o teor de resveratrol. As substâncias antioxidantes tais como, os polifenois, presentes no vinho são responsáveis por combater a aterosclerose, o câncer, retardar o envelhecimento e outras doenças ligadas ao estresse oxidativo, enquanto que, o resveratrol pode prevenir doenças cardiovasculares, estimulando a produção do bom colesterol HDL e inibindo a agregação plaquetária, entre outras.

O projeto iniciou ainda em janeiro de 2014, quando a equipe responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) esteve na COPERAMETISTA para levantamento de dados. Na oportunidade foram identificadas algumas demandas da cooperativa, dentre elas a necessidade de realizar análises periódicas dos produtos, análises estas que podem ser realizadas no Parque Tecnológico da URI-FW.

Estão sendo discutidos novos projetos de pesquisa em parceria entre a URI-FW e cooperativa, além de encaminhamentos para realizar, nos laboratórios do Parque Tecnológico, as análises demandadas pela cooperativa, agilizando assim o processo. Atualmente, essas análises são feitas fora da região e a demanda irá aumentar, pois a cooperativa começou produzir sucos de uva e laranja a partir de 2014.
 

Confira as imagens: