Professores e gestores participam de oficinas de programa formativo

As temáticas foram voltadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, além de Gestores

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação
01/04/2024

A primeira etapa das oficinas do Programa Formativo para Professores e Gestores/2024 – um momento de repensar e qualificar os cotidianos pedagógicos aconteceu no dia 27 de março. As atividades presenciais são projetadas para alicerçar a teoria e a prática, refletindo as experiências, os contextos e propondo situações diferenciadas para o processo de aprender e de ensinar.

 

De acordo com a professora e organizadora da formação, Juliane Claudia Piovesan, o momento oportunizou a reflexão, a mobilização de novas perspectivas e direcionamentos do ser/fazer cotidiano, sendo fundamental para docentes e gestores.

 

As oficinas trabalhadas foram:

Educação Infantil: professora Adriana Rotolli “Cuidados e emergências das crianças” e professora Juliane Claudia Piovesan “Música na educação infantil: notas de vida e aprendizagem”.

 

Ensino Fundamental – Anos Iniciais: professor Paulo Cadoná “Do giz ao mouse, da lousa ao tablet: Navegando em recursos digitais nos Anos Iniciais” e professora Vanice Hermel “Educação com inclusão”.

 

Ensino Fundamental – Anos Finais: professora Josieli Piovesan “Adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento: possibilidades e desafios” e professora Vanice Hermel “Educação com inclusão”.

 

Gestores: professora Edite Maria Sudbrack “Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões” e professora Quézia de Souza de Lima “Concepção de educação escolar: (re) significações da prática educacional”.

 

Dia 24 de abril seguem as oficinas presenciais:

Educação Infantil: 8h30min – professora Natana Fussinger “(Re)pensando a docência na Educação Infantil: tempo espaços e materiais” e 13h30min – professora Karim Kaiomi de Oliveira Bordignon “Psicomotricidade na primeira infância: estímulos essenciais ao desenvolvimento infantil”.

 

Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 8h30min – professora Luana Fussinger “O aprender nos Anos Iniciais: reflexões teóricas e práticas”, e 13h30min – professora Fabiana Zampieri “Protagonismo infantil no aprendizado de arte”.

 

Ensino Fundamental – Anos Finais: 8h30min – professora Eliane Miotto Kamphort “Matemática e Pensamento Computacional: Novos cenários a partir da BNCC” e 13h30min – professora Laísa Bisol “Sinuosidades da interpretação de texto: entre o compreender e o concordar”.

 

Gestores: 8h30min – professora Adriana Folle “Comunicação voltada ao desenvolvimento de equipes” e 13h30min – professora Silvia Regina Canan “Gestão no campo da educação: desafios, perspectivas e possibilidades”.

 

E ainda, no dia 15 de maio, a palestra final “A escola e o resgate do estudo na era digital e da economia da atenção”, a qual será de maneira on-line, ministrada pelo professor doutor, Arnaldo Nogaro.


Confira as imagens: