Professores participam de reunião com o NITT
O Auditório da Universidade foi palco, na tarde da última sexta-feira, dia 17, de uma reunião conduzida pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da URI/FW, com os professores da instituição.
A Diretora-Acadêmica da URI, professora Elisabete Cerutti, abriu oficialmente o evento, destacando a trajetória do setor e a sua importância para a Universidade.
“O NITT vem sendo trabalhado desde 2010, oportunidade em que a gestão do Câmpus abraçou a ideia, ampliando o direcionamento a partir do projeto de pesquisa efetivado pela professora Liliana Locatelli. Posteriormente, o NITT foi assumido pelo professor Daniel Pulcherio Fensterseifer, desde que este núcleo foi reativado, tem sido realizadas reuniões de trabalho com a professora Liliana Locattelli e com o Professor Nestor Henrique De Cesaro, que tem fortalecido no âmbito da proteção da propriedade intelectual e na transferência de tecnologia. O NITT será oportunidade para que os professores da URI possam proteger sua ciência, tratar da confidencialidade de suas descobertas e ter o amparo legal do que tange os aspectos relacionados à inovação. O Câmpus está dando mais um passo na relação Universidade - empresa e articulando-se diante das necessidades de nossos processos de crescimento e desenvolvimento. É necessário cumprimentar ao grupo que está a frente desse processo pela sua organização e disseminação desta cultura em nossa Universidade".
Na sequência, a equipe de profissionais responsável pelo NITT explanou sobre as demandas atendidas pelo setor e a operacionalização das mesmas. O professor Thiago Luiz Rigon de Araujo abordou os cinco termos que serão assinados a partir de agora pelos professores pesquisadores da Instituição, sendo eles:
Primeiro: Termo de Anuência e conhecimento do Regulamento do NITT;
Segundo: Confidencialidade e sigilo para potencial inovação;
Terceiro: Concessão de direitos autorais e demais inovações;
Quarto: Termo de registro/depósito;
Quinto: Termo para bolsistas.
Já o professor Leandro Rosniak Tibola destacou, em sua apresentação os 86 grupos de pesquisa da Instituição e os 23 no Câmpus. Também demonstrou em gráficos como estão as pesquisas por Departamento.
O professor Dr. Enéderson Rossetto, apresentou os dados que o SEBRAE disponibilizou sobre as indústrias e o comércio de Frederico Westphalen e região, o qual foi ressaltado o número de indústrias de médio e grande porte e a necessidade e importância das parcerias entre a URI e as empresas visando a captação de recursos e o desenvolvimento regional.
Foi proposto a iniciativa de incentivar a Incubação de empresas na Instituição o qual o NITT se comprometeu em buscar apoio financeiro e dar suporte para estas empresas. Também foi citado a participação do NITT no evento URI Empreender.