Professores realizam aula Interdisciplinar em propriedade rural parceira em FW

Alunos do curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW participaram da atividade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa URI/FW
12/06/2024

Duas turmas do curso superior de Tecnologia em Agropecuária reuniram-se no dia 7 de junho para uma aula interdisciplinar, envolvendo a 8ª Alternância e abordando as disciplinas de Anatomia e Morfologia Vegetal e Controle de Plantas Daninhas, ministradas pelos professores Jéssica Rabuske e Thiarles Brun.


Na ocasião, os estudantes do primeiro e terceiro semestres das turmas Agro Forte e Pioneiros do Agro, deslocaram-se para a Linha Faguense, em uma área pertencente a Amarildo Manfio, egresso do curso de Tecnologia em Agropecuária, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen e parceiro do Programa de Sucessão Rural.


O objetivo da aula foi a integração entre as turmas e componentes curriculares, através de um diagnóstico da população de plantas daninhas, em uma área de pastagem de azevém pós-cultivo de soja. Ao final, foi realizada uma socialização, oportunidade que cada grupo apresentou dados das plantas encontradas como, identificação, população e características morfológicas. Cada grupo realizou a amostragem em uma área de 25 m².


O professor Thiarles destacou a importância do manejo de plantas daninhas nas áreas e como conviver de forma harmoniosa, pois também auxiliam na redução de perdas de solo e nutrientes, em condições de excesso de chuva, e são indicadoras de atributos físicos e químicos de solo. Além disso, a professora Jéssica ressaltou a importância de conhecer as características morfológicas das plantas, como raízes, caules, folhas e ramos.


O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária, além do aprofundamento dos conhecimentos disciplinares, contempla estudos e atividades interdisciplinares que são propostas em conjunto ao longo do curso por diferentes disciplinas. Assim, elas passam a compor a formação profissional, e a forma interdisciplinar dos conteúdos programáticos das áreas do conhecimento levam à elaboração e implantação do projeto profissional e de vida.

Confira as imagens: