Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Programa de Formação de Jovens Pesquisadores realiza 1º encontro
No dia 23 de maio, os Comitês CIAP, CIAPEx, CEP, CEUA, Núcleo de Internacionalização e o Setor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalizaçãoda URI/FW retomaram as atividades do programa de Formação de Jovens Pesquisadores, ação que visa à qualificação de bolsistas em iniciação científica e extensão no Câmpus. Participaram do encontro cerca de 70 pessoas, entre bolsistas, professores orientadores e painelistas das diversas áreas do conhecimento da Universidade.
Nesta 2ª edição do programa, novos temas serão abordados, muitos deles colocados em pauta pelos próprios estudantes na edição de 2017. O foco das abordagens continua sendo a capacitação do aluno para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, sobretudo para a realização de ações de relevância para o mundo científico e para a sociedade, as quais podem atestar a contribuição da Universidade para o desenvolvimento humano e social.
No primeiro encontro de 2018, abordaram-se a pesquisa e a extensão nos contextos de investigação das áreas: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciência da Computação e Linguística, Letras e Artes.
Esse encontro marcou um momento de socialização entre bolsistas e professores sobe a relevância dos estudos em cada área do saber bem como sobre os desafios enfrentados por bolsistas para execução de projetos diante de um contexto sócio-econômico que enfrentam restrição orçamentária. Para o bolsista Mateus Ogliari, do Curso de Tecnologia em Agropecuária, participar de projeto de pesquisa é ampliar conhecimento, aplica-lo no contexto da vida familiar e alcançar desenvolvimento pessoa.
Como formando, já se inscreveu em Curso de pós-graduação, e sua continuidade nos estudos é influência de sua participação no projeto de pesquisa, sob a orientação do professor Paulo de Tarso Lima Teixeira. Para o aluno “O projeto de pesquisa mudou minha percepção sobre a agricultura familiar e permitiu qualificar os processos da agricultura dos pais, sendo seu interesse ampliar a área de atuação dependendo do resultado do projeto.”
O próximo encontro serpa no dia 14 de junho, no turno da manhã, e o tema será: “Tipos, procedimentos e instrumentos de pesquisa”.