Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Programa Residência Pedagógica desenvolve espaço de leitura

O Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, construiu um espaço de incentivo à leitura na escola campo, Escola de Ensino Médio Cardeal Roncalli, com participação das bolsistas, da professora preceptora e da professora orientadora, Juliane Piovesan.
O programa contempla bolsas de estudo para graduandos realizarem intervenções pedagógicas em meio escolar sob a orientação de professores e supervisão de educadores de instituições de orientação. O objetivo é mobilizar a prática curricular supervisionada nos cursos de licenciatura e facilitar a integração dos alunos nas escolas de educação básica. A professora preceptora da escola em que o projeto é desenvolvido é Adriana Centenaro Zanatta.
O projeto “Ler é viajar”, é uma das atividades desenvolvidas pelo programa, para incentivar e mobilizar com ludicidade e alegria o processo de aprendizagem, em especial, nesta prática, a vivência da leitura, fundamental para a construção de saberes, do vocabulário, da imaginação, da criatividade, do pensamento crítico, produção escrita e da cultura.
De acordo com a professora Adriana, o Programa Residência Pedagógica na escola Cardeal Roncalli somou ao trabalho desenvolvimento pelas professoras de Anos Iniciais. “Foram várias trocas, tanto material como também de práticas. As acadêmicas seguiram o Plano de Estudo da Rede de Ensino procurando sempre inovar e desenvolver atividades interativas e lúdicas, tornando a aprendizagem significativa, enfatizando que não basta ensinar, é necessário ocorrer a aprendizagem”, finaliza.