Programa Tuia Cheia é destaque em debates na região

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria do Projeto
14/03/2014

Com o objetivo de expandir o programa Tuia Cheia, os animadores do campo de Lajeado do Bugre e demais munícipes, reuniram-se para discutir acerca do tema, na última quinta-feira, 13.





O programa já está sendo desenvolvido a cerca de um ano entre os participantes da formação em educação do campo. A partir deste ano, a intenção é incentivar os agricultores a praticar os ensinamentos referentes ao cultivo e troca de sementes crioulas em busca de uma alimentação saudável e resgate da cultura camponesa.

O professor de geografia e animador do campo, Alceu Antunes, conta que inclui esse assunto em suas aulas e destaca o avanço da tecnologia e esquecimento da produção de subsistência. Dessa forma, o professor ressalta que o programa Tuia Cheia vai trazer para a comunidade a possibilidade de ver uma nova forma de produção, resgatando uma cultura que foi deixada de lado.

A importância do programa para a comunidade lajeado bugrense, bem como, para a região do Médio Uruguai, é enfatizada pelo orientador agroecológico, Adriano Cansi, que relembrou a necessidade de valorizar o que é produzido no município. “Nós temos um modelo de desenvolvimento que prioriza o que vem de fora” destaca. Essa marca, segundo Cansi, vai ajudar no resgate de várias questões locais e na valorização do que é produzido no município.

Alguns dos munícipes agricultores que participaram do debate se dispuseram a participar do programa Tuia Cheia e disponibilizarão suas propriedades para encontros do grupo e comunidade, plantação e troca de sementes.
 

Confira as imagens: