Programa URI na Escola proporciona vantagens de forma gratuita

Iniciativas visam aproximar a universidade dos alunos e professores de instituições da região, além de oferecer oportunidades de conhecer os cursos superiores oferecidos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
08/06/2022

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem a tradição de promover ações e atender as necessidades da comunidade local e regional. Nesse sentido, em virtude da procura dos representantes das escolas por mais informações sobre o ensino superior, solicitando integração com os jovens sobre assuntos de seus interesses, a universidade passou a realizar diversos projetos do Programa URI na Escola, com a finalidade de aproximar os educandários da instituição de ensino superior.

Segundo o responsável pelo URI na Escola, Leandro Fritzen, todos os projetos oferecidos, desde os anos iniciais até o ensino médio, são gratuitos e oportunizam muito conhecimento e interatividade. “Queremos cada vez mais estarmos presentes nas escolas, atendendo aos anseios dos estudantes, inclusive, ajudando-os na escolha da profissão que desejam seguir e apresentando todos os cursos que disponibilizamos. Nossa expectativa quanto aos projetos é grande, pois a URI tem uma trajetória consolidada como universidade comunitária. Estas ações que estamos propondo até o fim de 2022 – muitas delas desenvolvidas ao longo de vários anos –, devem atingir mais de 40 escolas do Norte do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina. Quem tiver interesse em participar dos projetos, é só agendar na universidade”, esclarece Fritzen.

Agende o projeto de sua preferência, através do e-mail: urinaescola@uri.edu.br ou pelos telefones (55) 3744-9250 e (55) 99940-1570.

 

Conheça os projetos 

Protagonista em Ação

É desenvolvido por dinamizadores da URI nas escolas de ensino médio, cursos técnicos, Neejas e Ejas do RS e SC, visando a reflexões sobre o mundo das profissões e informações sobre o ingresso na universidade (Vestibulares, prova do Enem, Prouni, Fies e CrediURI), contribuindo na formação dos jovens e adolescentes no desenvolvimento da educação e formação regional.

 

Visita Orientada (VOU)

Possibilita aos alunos vivenciarem o mundo universitário. Durante a visitação no Câmpus, os estudantes participam de oficinas e conhecem a biblioteca, o museu, o anatômico, os laboratórios da instituição, a Anagro, entre outras estruturas que fazem da URI uma universidade referência no Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Espaço URI

Através do Espaço URI, a universidade participa de Feiras Escolares e de Mostras Científicas nesses estabelecimentos de ensino. Professores dinamizadores da URI oportunizam experiências práticas na escola, envolvendo tecnologia e interatividade, compartilhando saberes científicos em um espaço diferenciado e dinâmico.

 

Palestras

Estas ações são desenvolvidas através de solicitações – via e-mail ou ligação –, realizadas pelos representantes das escolas que definem o tema a ser abordado. Um profissional da área do conhecimento, que atua na URI, aborda o assunto específico no educandário, de uma forma dinâmica e com diálogo eficiente, buscando a compreensão do tema.

 

Dez motivos para escolher o Programa URI na Escola

1. Atividades 100% gratuitas.

2. Oficinas, palestras e visitas guiadas, de acordo com seu interesse.

3. Atividades desenvolvidas por docentes e bolsistas.

4. Experiência prática nos laboratórios.

5. Conheça os cursos de graduação na URI e descubra a sua profissão.

6. Tire dúvidas sobre o acesso à URI (Enem, Prouni, Fies, CrediURI e Vestibular).

7. Inspire-se! Converse com profissionais do curso de seu interesse.

8. Palestras e bate-papo com profissionais de diversas áreas do conhecimento.

9. Sorteio de brindes entre os participantes.

10. Conecte-se com uma excelente infraestrutura.

 

Cronograma

Até setembro: Visita Orientada (VOU)

Até dezembro: Palestras

Até dezembro: Protagonista em Ação

Setembro, outubro e novembro: Inscrições para o Vestibular de Verão

13 de setembro: Simulado da Escola Básica

Outubro e novembro (terças e quintas): URI de Portas Abertas

13 e 20 de novembro: Prova do Enem