Projeto Adolescer reúne mais de 1,3 mil adolescentes de 16 municípios

URI/FW, por meio do curso de Enfermagem, promove evento abordando a importância do protagonismo social e profissional deste público

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
16/07/2025

O Projeto Adolescer, desenvolvido com o objetivo de promover o protagonismo social e profissional de adolescentes, reuniu mais de 1,3 mil pessoas em uma iniciativa que busca abordar temáticas importantes para a inserção social e profissional. A programação, idealizada pela URI/FW, por meio do curso de Enfermagem, foi desenvolvida em dois turnos – manhã e tarde –, no dia 15 de julho, com a participação de alunos do Ensino Fundamental de 16 municípios da região. Foram apoiadores da iniciativa a Tchê Turbo, a Sicredi Conexão, a Vitrola, a Capilounge, a Beiçola Barbearia e as Secretarias de Educação dos Municípios envolvidos.


As atividades contaram com palestras dos empresários Ramir Severiano, diretor da Vitrola, e Eleandro Antônio Quevedo, proprietário da Beiçola Barbearia, além do padre Lucas Rafael Marinho Folego, que atua na Paróquia de Pinhal. Os três contaram sobre suas vidas, experiências, desafios e como superaram cada um deles ao longo dos anos.


O padre mencionou as dificuldades que a sua família passou, incluindo a falta de recursos financeiros e contou, ainda, que quase passou fome. Mas ressaltou que mesmo em meio a tantos obstáculos, a família jamais perdeu a fé e nunca passou um só domingo sem ir à missa.


– Asseguro com propriedade que as dores e as perdas nos fazem crescer. Tenho certeza que conseguimos ultrapassar todas as barreiras, porque sempre cultivamos a espiritualidade. Entendo que o maior pobre é aquele que não tem Deus, pois é Ele nos dá a força e a coragem para seguir, independente das dificuldades. Por isso, oriento a cada um de vocês a achem um sentido para a vida, ouçam o chamado de Deus e façam as escolhas certas, sempre se esforçando para serem cada dia melhores – aconselhou o sacerdote.


Da mesma forma, o dono da Vitrola contou sua história de superação e sucesso, destacando a importância da curiosidade, do estudo e da disciplina. Diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Ramir sempre teve dificuldades nos estudos, mas a sua inquietação fez bem aos seus negócios.


– Estou a 38 anos propagando cultura. Iniciamos com locadora, depois com venda de CDs e livros, abrimos a editora e, hoje, estamos entre as 10 maiores distribuidoras de livros do Brasil, com mais de 3,5 mil pontos de vendas no país. Nunca me acomodei, pois entendo que com conhecimento, curiosidade e coragem, a vida vai nos ensinando a sermos melhores. E deixo um recado a vocês: não escolham a profissão ‘apenas’ pelo salário, optem por algo que gostem, dê energia para crescerem e se desenvolverem. Só assim serão verdadeiramente felizes”, acrescentou Ramir.


Outro empresário que destacou a importância de ir em busca de realizar sonhos, foi Eleandro Antônio Quevedo, proprietário de uma barbearia que é referência em Frederico Westphalen e região. “Minha primeira meta estabeleci aos 13 anos – comprar um kinder ovo e alcancei. Então, desde cedo sabia da importância de trabalhar e me empenhar para conseguir o que queria. Por isso, sugiro que vocês sempre tentem dar o que têm de melhor em qualquer atividade que possam desempenhar, independente de ela ser grande ou pequena. Desenvolvam habilidades e competências, assim, tenho certeza que também estarão satisfeitos em suas escolhas e inspirarão outras pessoas também”, ressaltou o proprietário da Beiçola Barbearia.

 

URI

A coordenadora do projeto Adolescer, Adriana Rotoli, ressalta que iniciativa é importante aos adolescentes, pois oferece uma oportunidade para que eles desenvolvam habilidades e competências importantes para o sucesso profissional e pessoal.


– Além disso, o projeto busca inspirar e motivar os jovens a buscar seus sonhos e objetivos, se preparando para o futuro, tornando-se protagonistas de suas próprias vidas. Na edição do ano passado, trabalhamos com o médico hebiatra Felipe Fortes, que falou sobre vida saudável e neste ano voltamos o conteúdo ao sucesso pessoal e profissional, porque entendemos que os adolescentes precisam deste apoio, destas orientações. Somos uma universidade que pensa e se preocupa com o adolescente e, por isso, vamos continuar trazendo projetos que possam atender as necessidades de conhecimento deste público – frisa Adriana.

 

Cartilha

Como forma de valorização do público dessa faixa etária, com o apoio do Fundo de Desenvolvimento Regional, da Sicredi Conexão, foram confeccionadas e entregues cartilhas do Projeto Adolescer às escolas participantes, com temas focados na Educação e na Saúde dos Adolescentes.

Confira as imagens: