Projeto de Educação em Saúde Ambiental é destaque na região

A URI/FW em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – Cigres está realizando as ações do Projeto de Educação em Saúde Ambiental na região. São 31 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – CIGRES em que serão realizadas atividades em defesa da Sustentabilidade do Meio Ambiente.
O referido tem a intenção de apresentar uma proposta que vise a estimular uma percepção crítica da população integrante do CIGRES e instigar o desenvolvimento de uma complexidade sobre sua vivência em comunidade ou grupo. Ainda, propor a compreensão dos caminhos que se constroem, voltados às dinâmicas de uma sociedade que preze pela disseminação em âmbito de preservação da natureza às gerações futuras. Destaca-se que projeto tem como objetivo central conscientizar a população da necessidade da adesão ao processo da coleta seletiva que está sendo implantado nesses municípios e como isso se reflete na sua saúde, no meio ambiente e consequentemente na sua qualidade de vida.
O referido possui as etapas:
- Realização de Seminário de apresentação e encerramento do projeto;
- Promover ações educativas com o tema Coleta Seletiva junto as administrações públicas;
- Promover ações educativas junto aos catadores e pessoas responsáveis pela coleta de resíduos;
- Realizar palestras de conscientização ambiental em escolas e espaços não-formais promovendo assim a sensibilização e a educação ambiental;
- Sensibilizar a população da importância da Coleta Seletiva;
- Realização de peça teatral com tema coleta seletiva e cuidados com o meio ambiente.
Para a coordenadora do projeto professora Claudia Cerutti Kuhnen as ações visam desenvolver a educação ambiental embasada nos conceitos de reutilização, reciclagem e redução de material e recursos naturais, bem como promover de forma interdisciplinar o conhecimento sobre as questões ambientais. Cabe ressaltar que a equipe do projeto é multidisciplinar, sendo assim está representada pelas áreas de Biologia, Pedagogia, Letras e artes, engenharia, administração, e jornalismo.
Esquete Teatral
Elaborado para o público infantil e infanto-juvenil a Esquete Teatral objetiva conscientizar as crianças sobre a importância de reciclar o lixo. A referida possui dois personagens, o Confuso e o Consciente, que são pessoas que moram em planetas diferentes.
O Confuso não se preocupa em realizar a reciclagem, já o Consciente promove um diálogo responsável, possibilitando às crianças um processo de tomada de consciência, viabilizando de forma lúdica o procedimento necessário ao Lixo Seco e ao Lixo Orgânico.
Confuso e Consciente realizam uma aposta com as crianças e no decorrer da esquete realizam reflexões pertinentes e importantes do cuidado com a reciclagem e consequentemente ao Meio Ambiente. No final da apresentação Confuso se conscientiza da ne