Projeto de extensão Chimarrão Filosófico é finalizado

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicaççao URI/FW com apoio da Prof.ª Claudia Battestin
18/07/2017

A 12ª e última edição do projeto de extensão do Programa de Pós-Graduação em Educação, Chimarrão Filosófico, coordenado e idealizado pela professora do Mestrado em Educação Cláudia Battestin, encerrou as atividades no dia 07.


O último evento foi realizado Chimarrão filosófico, com o tema “Pensamento argentino e brasileiro em uma perspectiva intercultural”, contou com a participação do professor Jorge Alejandro Santos, da Universidade de Buenos Aires, UBA, da Argentina e Pós doutorando na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – SC, Unochapecó e da professora Graziela da Silva Motta, do Instituto Federal Farroupilha- IFF de Frederico Westphalen, doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.


A moderação foi feita pela professora Mariane Martins Raposô, do Instituto Federal Farroupilha de Frederico Westphalen.


Segundo a professora Claudia, a noite foi de diálogo sobre o contexto histórico intercultural da Argentina e Brasil durante o período da colonização.


Tivemos a presença de estudantes da URI, da UFSM e do IFFar, com um momento cultural marcante para todos”, conta ela.


O projeto de extensão Chimarrão Filosófico teve a colaboração e investigação realizada pela estudante de Psicologia Cícera Michel, terrminou depois de 12 encontros realizados em diferentes espaços da comunidade.
 

O projeto teve a participação de 702 pessoas, de diferentes áreas do conhecimento e de formação, o que engrandeceu o diálogo e os encontros.


A presença de palestrantes e participantes de toda América Latina e Caribe foi uma marca significativa do projeto, desde o Haiti, México, Colômbia, Paraguai, Argentina, Peru e Brasil. Além da presença significativa de professores da URI e outras Universidades da região, envolvendo egressos e futuros profissionais na roda de chimarrão.


A professora Claudia destaca que o Mestrado em Educação e o Grupo de pesquisa em Educação (GPE) colaboraram significativamente para que o projeto acontecesse, bem como, a participação e apoio dos cursos da URI/FW, do Mestrado em Letras, do Departamento de Ciências Humanas, do grupo de Pesquisa em Filosofia, o Diretório Central dos Estudantes – DCE, o Centro de Práticas Psicossociais – CPP, a URI de Santo Ângelo, a Biblioteca Central e o setor de comunicação.


Ao longo dos encontros realizou-se a integração entre diversas entidades educativas algumas diretamente envolvidas e outras com representantes, em destaque: Universidad de Colima - México, Universidad del Valle - Colômbia, Universidade Federal de Santa Maria - campus de Frederico Westphalen, Instituto Federal Farroupilha - Frederico Westphalen, Universidad de Buenos Aires – UBA - Argentina, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó - SC, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUI,a Escola Sepé Tiarajú, Coordenação de Ações Inclusivas – CAI do IFFar, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do IFFar, o Doutorado Interinstit

Confira as imagens: