Projeto de extensão fomenta a sucessão rural no Médio Alto Uruguai

Atividades são desenvolvidas com escolas, cooperativas, sindicatos e organizações que envolvam o setor agropecuário de base familiar

Frederico Westphalen
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Douglas Cavalini / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
26/12/2022

Para fomentar e preparar o processo de sucessão familiar rural ao lado dos jovens da região é que o projeto de extensão da URI/FW, intitulado “Sucessão familiar rural: um processo educativo no Território do Médio Alto Uruguai”, foi criado. 

As atividades foram desenvolvidas junto às escolas de ensino médio, cooperativas, sindicatos e organizações que envolvam o setor agropecuário de base familiar, nos 16 municípios que, atualmente, estão conveniados no programa de sucessão das famílias rurais.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor do curso de Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hillesheim, a iniciativa surgiu a partir do programa regional de sucessão rural, que aliado ao curso da URI/FW e a Casa Familiar Rural, buscam ampliar o debate e a formação de famílias empreendedoras no meio rural.

– Temos como meta a realização de visitas nas escolas da região, seminário junto às secretarias dos 16 municípios conveniados com o curso superior de Tecnologia em Agropecuária, culminando ainda em um grande seminário com o tema da Sucessão Familiar Rural no final do projeto – detalha Hillesheim.

Para o professor, o principal impacto do projeto está frente à sucessão familiar rural, com o processo de permanência dos jovens no campo. “Atualmente, o programa conta com 52 jovens. Portanto, são 52 projetos profissionais e de vida que estão em elaboração e implantação que são acompanhados pelo curso”, explica o docente, citando também que cada estudante tem um professor orientador que auxilia no desenvolvimento das atividades.

O bolsista do projeto e estudante do terceiro semestre de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Émerson Medeiros Pereira, destaca o trabalho em conjunto que é desenvolvido. “A forma em que as atividades são organizadas pelos professores e acadêmicos, distribuindo as obrigações, possibilita o crescimento de todos os envolvidos”, cita Pereira.



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