Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Projeto de Extensão sobre Sucessão Familiar Rural promove atividades em escolas da região

O curso superior de Tecnologia em Agropecuária da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, por meio do projeto de extensão “Sucessão Familiar Rural: um processo educativo no Território do Médio Alto Uruguai” promoveu, na quinta-feira, 1º de junho, uma palestra sobre povos indígenas da região, Kaingang e Guarani, realizada pelo bolsista Émerson Medeiros Pereira, e momento de conversa com a turma do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin, de Taquaruçu do Sul/RS.
O objetivo do projeto de extensão é fomentar o processo de sucessão rural na região do Médio Alto Uruguai, a partir de atividades junto a escolas, cooperativas, sindicatos e organizações que envolvam o setor agropecuário de base familiar, bem como os 16 municípios que atualmente estão conveniados à URI/FW pelo Programa de Sucessão Familiar Rural.
O evento aconteceu a convite de professoras da escola, onde o bolsista se tornou apoiador de um projeto sobre povos indígenas. Émerson Pereira conta que, na oportunidade, relatou sua experiência junto à escola Américo dos Santos, de Redentora/RS, cujos alunos são, em sua maioria, de aldeias indígenas.
- Compartilhar um pouco dessa experiência foi muito interessante e gratificante. Os alunos participaram e realizaram várias perguntas, o que contribuiu para que a palestra fosse dinâmica. Meu orientador, professor Luis Pedro Hillesheim, e meu colega e egresso da escola, João Marion, participaram do momento levantando ideias e explicando sobre o curso de Tecnologia em Agropecuária e a sucessão rural, pois muitos dos alunos são filhos de agricultores e estão diretamente ligados a essa área - explica Pereira.