PROJETO LER COM UMA CRIANÇA: UM CENÁRIO DE EMOÇÕES

Quais são os objetivos do projeto?
O projeto “Ler com a criança: um cenário de emoções”, parceria entre o Curso de Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW tem como principal objetivo veicular, através das mídias sociais e impressas, informações e recursos de incentivo à leitura como um importante hábito familiar. Além do compartilhamento do conteúdo através das redes sociais, tais como Instagram e Facebook, que visa maior abrangência e interação com o público, será promovida também uma campanha de doação de livros, que serão disponibilizados para a comunidade através de pontos de coleta divulgados posteriormente.
Buscaremos, por meio desse projeto, sermos facilitadores, através do conhecimento e das mídias sociais, para que cada vez mais famílias possam incorporar hábitos de leitura e contação de histórias no núcleo familiar, colhendo benefícios no desenvolvimento educacional e psicoemocional das crianças, assim como no fortalecimento dos vínculos intrafamiliares. A ideia é propor um projeto acessível a todos os públicos, que não só debata o tema com a comunidade, mas que também ofereça o material para que as famílias tenham a oportunidade de participar ativamente.
Qual a importância da família na construção do hábito de leitura e no desenvolvimento infantil?
Estudiosos e estudiosas de várias áreas do conhecimento apontam que a família é o primeiro grupo de convivência e é a partir dela que construímos a base de nossa identidade, de onde recebemos os primeiros ensinamentos, que somente mais tarde serão aplicados e transformados pelos contatos sociais e experiências educacionais. Os laços afetivos formados dentro da família, particularmente entre cuidadores/as e crianças, são fundamentais para o desenvolvimento e a estruturação psíquica da criança. Por exemplo, o apoio parental - em níveis cognitivo, emocional e social - permite à criança desenvolver repertórios saudáveis para enfrentar as situações cotidianas.
Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Secretaria de Alfabetização (SEALF), a Literacia Familiar, quando um hábito, estimula uma série de práticas que beneficiam tanto a criança quanto a família. Através dela é possível interagir, conversar e estimular o desenvolvimento, a partir de estratégias simples e divertidas, atreladas a habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever. Além disso, o envolvimento na educação dos/as filhos/as proporciona momentos especiais de afeto, carinho e fortalecimento de vínculos.
Como essa prática se relaciona com as diferentes realidades do país?
Ainda que seja abordada, aqui, de forma científica, é importante considerar que os pais/responsáveis não são professores/as, nem pedagogos/as de seus/as filhos/as. Nesse sentido, essa prática não exige muito estudo, manejo técnico, nem mesmo altas condições financeiras para ser incentivada. É certo que, quanto maior a exposição a materiais e atividades de leitura, melhor será o desenvolvimento escolar dessas crianças. Entretanto, é importante con