Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Projeto TOCA: Tecnologia e Originalidade criando Arquitetura

A atividade de criação do projeto TOCA (Tecnologia e Originalidade criando Arquitetura) iniciou com a formação de um grupo voluntário que se propôs a pensar de forma conjunta e idealizar uma proposta que atendesse as propostas do Curso de Arquitetura e Urbanismo em proporcionar um espaço para discentes e docentes realizarem trocas de experiências acadêmicas, refletirem conteúdos e desenvolverem atividades de estudo e pesquisa multidisciplinares.
O grupo, coordenado pela professora Claudia Gaida, contou com o apoio da coordenadora Alessandra Gobbi Santos e do professor Cristhian Moreira Brum. Participam do grupo TOCA a acadêmica do 6º semestre Renata Steffens, que atuou como organizadora responsável e por dar apoio e conduzir as tarefas propostas ao restante do grupo, formado pelos acadêmicos: Robson Andreatto do Prado, Daniel Graciolli, Luan da Silva Klebers e Murilo Henrique Andriolli e Leonardo Romitti.
Ao se envolverem nesta proposta, os acadêmicos foram desafiados a: Estimular a prática de resolver problemas de espaços interiores em projeto de arquitetura; Estimular a criatividade, a organização e a busca de alternativas sustentáveis em projeto de arquitetura; e Estimular o hábito de desenvolver atividades multidisciplinares em grupos, buscando as trocas de conhecimento e o bom relacionamento interpessoal.
Nesta fase de execução do projeto, o grupo está desenvolvendo atividades que compreendem: pintura do piso, das paredes e teto, buscando atender a uma proposta que proporcionasse conforto, visual, térmico e atendendo ao requisito estético. O mobiliário proposto e acessórios como luminárias e outros, procuram ao máximo utilizar materiais como estrados de madeira (pallets) doados e reutilizados, mobílias restauradas, visando minimizar custos e reaproveitar elementos descartados em obras ou reformas.
Confira as imagens do projeto: