Pronera celebra encerramento das atividades em 2017

Os acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária – PRONERA, da URI/FW, participaram de um encontro em comemoração ao encerramento das atividades acadêmicas de 2017. A atividade foi realizada no dia 09 de dezembro, após o encerramento da disciplina de Monitoramento Ambiental ministrada pelos professores Gelson Pelegrini e Débora Turchetto Zamban no bosque do Câmpus II.
O momento foi marcado por muita descontração e emoção, já que o local foi decorado para a chegada dos alunos, com os cartazes que os alunos produziram na primeira alternância, em que estavam registradas as expectativas para o semestre.
Participaram do encontro, além dos alunos, também professores e a equipe que fez parte do Curso de Tecnologia em Agropecuária durante o semestre.
A programação contou com almoço, exibição de um vídeo com momentos vivenciados pela turma durante as alternâncias e ainda a realização do amigo secreto.
Mas a brincadeira, já tradicional, foi realizada de um jeito diferente. Todos foram instruídos a irem até a árvore de natal, que estava enfeitada com palavras de agradecimento e reconhecimento. A ideia foi a de que as palavras fossem destinadas a uma pessoa.
Nesse momento a emoção foi muito forte. O ato oportunizado de agradecer e ir até uma pessoa levando uma palavra, um presente e até mesmo um abraço, certificou o envolvimento de todos.
Para o monitor Jonas Manfio que trabalhou todo o ano com a turma, destaca que, “o ano que passou trouxe mais concentração para a turma devido as apresentações do Capitulo IV do Projeto Profissional e De Vida. A união prevaleceu de forma mais intensa e significativa, tendo assim os resultados esperados pela equipe de trabalho”.
A acadêmica Cátia Leticia Popik, conta que o ano superou toda a expectativa, pois se tornou a escolhida pelos colegas para ser a Representante/ Presidente da turma em que, já começou a se informar sobre formatura, empresas e locais.
Segunda ela, “essa tarefa exige tempo e dedicação e eu quero que minha turma se sinta confiante, pois é um sonho, que sonhamos juntos desde o dia em que iniciamos nossa trajetória no Curso”.
Para a professora Debora Zamban, a experiência vivida com a turma durante a disciplina de Monitoramento Ambiental, foi grandiosa. Elas destaca que ‘’ser professor iniciante significa um enorme desafio a cada dia, o que requer grande esforço para se concretizar de forma próspera, tanto pessoal quanto profissional, mas estar à frente da educação é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade gigante.’’
Segundo o Professor Coordenador Pedagógico, Gelson Pelegrini, "é desafiador trabalhar com o público da agricultura familiar que, historicamente, foi excluído do acesso aos principais fatores de produção. No caso dos beneficiários do Crédito Fundiário, a terra. A educação profissional para agricultores é um tema que não está na pauta e nas prioridades dos governantes, muitas vezes por não acreditar no potencial existente nesta categoria social. Contudo, com muito empenho de todos educandos e educadores, parceiros envolvidos buscamos alcançar os objetivos traçados para o ano de 2017. Priorizand