Pronera participa da 25ª Edição da Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
20/07/2018

Entre os dias 12 e 15 de Julho, aconteceu no coração do Rio Grande do Sul, a 25ª Edição da Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo (FEICOOP) que teve como tema “Construindo a Sociedade do Bem viver: por uma ética planetária”.

 


A Feira é coordenada pelo projeto Esperança/Cooesperança e refere-se a um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias e de experiências de comercialização direta dos empreendimentos solidários da Economia Solidária, da agricultura familiar e das agroindústrias. Participam da feira mais de 1.000 expositores, com representantes de todos os estados do Brasil e de diversos países. Neste ano, a data é comemorativa, pois, comemora-se o Jubileu de Prata, já que são 25 anos de realização da feira.

 


Os alunos do curso de Tecnologia em Agropecuária, Pronera, participaram deste evento no último sábado, dia 14. Estiveram também presentes, a Técnica de Campo, Mariele Boscardin, o bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Médio Alto Uruguai – NEAPOMAU, Cleber Oliveira e a professora Roseli Zanchin.

 


No local, a equipe da Uri foi inicialmente acolhida pela Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/ Cooesperança que caracteriza a Feira de Santa Maria como “uma experiência Aprendente e Ensinante”. Na oportunidade, a Irmã relatou que estes 25 anos de realização da feira representa momentos de luta, resistência e coragem. Ela salienta ainda que, em 1994 quando foi realizada a primeira edição, a feira era apenas local e regional, depois foi se tornando estadual, nacional, latino americana e hoje é articulada com outros continentes.

 


Para fechar o momento, e deixar uma mensagem, a Irmã propôs uma dinâmica de união entre os presentes e declamou dois provérbios, um chinês e um africano, respectivamente: “Se queres colher em um ano, deves plantar cereais, se queres colher em uma década, deves plantar árvores, mas se queres colher a vida inteira, deves educar e capacitar o ser humano” e “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias”.

 


Após esta ação, os acadêmicos, puderam circular livremente pela feira, e observar a diversidade de produtos comercializados. Desde produtos alimentícios in natura, frutas, verduras e legumes, até produtos processados, como pães, massas, cucas, geleias, queijos, salames, com destaque para produtos orgânicos e agroecológicos. Além de uma diversidade de artesanatos e peças de vestuário. O evento, contou ainda com uma série de atividades, desde seminários, oficinas e reuniões até atividades culturais oportunizando a participação dos presentes em várias atividades.

 


Enriquecendo ainda mais a viagem de estudos, os acadêmicos visitaram os Produtos Coloniais da Terra, no município de Agudo e a Universidade Federal de Santa Maria (UF

Confira as imagens: