PRONERA, plantando o conhecimento para o FUTURO

A turma do PRONERA 2020, iniciou suas aulas, e elas ocorreram nesta alternância no Tempo Escola Universidade, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020.
Seguindo os Protocolos do Comitê do Covid da URI, no mês de setembro os estudantes do curso ainda não virão para a Universidade para preservar a saúde deles e de toda comunidade acadêmica.
De acordo com Gelson Pelegrini, Coordenador dos Cursos de Agronomia e Tecnologia em Agropecuária que atua junto na Turma do PRONERA de Agropecuária, “nesta primeira etapa as atividades ocorrem pelo Google Classroon, Meet e plano de estudo por alternância”, dessa forma fica garantida todas as aulas e bem como a segurança de todos.
- Dia 11 sexta feira tivemos a colocação em comum do Tema Gerador "Quem sou? Onde vivo?" com a participação da diretora da Fetag-RS, Maribel Costa Moreira e do Assegurador do PRONERA da superintendência do INCRA, Walter Aragão. Também foi apresentado o questionário online para realizar o levantamento da realidade de cada educando e a contribuição de cada um e cada uma para a elaboração do Plano de Formação. Na oportunidade foi apresentado o e-book das imagens do plantio das árvores que cada educando (CONFIRA AQUI). Estas árvores serão cultivadas e a cada início de semestre o educando deverá apresentar o estado dela -, destaca Pelegrini.
Seguiram as aulas dos componentes curriculares de Introdução à agropecuária, Anatomia e morfologia vegetal e fundamentos da matemática. As atividades propostas foram muito bem aceitas pelos educandos que estão empenhados em desenvolver o plano de estudo no Tempo Espaço Comunidade.
Andréia Trombetta da cidade de Caiçara é Produtora de leite e aluna do PRONERA, e ela relata que vendo a grade e a metodologia do curso, ela nota que é um divisor de águas nas na propriedade dos estudantes, e vai ajudar muito em vários sentidos, no manejo animal e dos solos, e a administração da própria propriedade, o curso abrange tudo que uma propriedade precisa para estar organizada para ter sucesso na escala comercial.
- É muito interessante a pedagogia da alternância, quem tem interesse em desenvolver o curso é fantástico, as gente consegue aplicar, conseguimos consolidar tudo que planejamos. Os professores nos animam e nos “puxam” para que possamos seguir nos qualificando A URI e o PRONERA são fantásticos, os professores estão em tempo integral conosco sendo prestativos nesses tempos difíceis, e estão nos dando todo suporte que precisamos com suas competências muito bem estruturadas. A universidade está cumprindo o seu papel para manter o agricultor em seu meio com um sistema muito eficiente – conta Andréia.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SRT) de Frederico Westphalen, Amarildo Manfio é agricultor e possui propriedade na linha Faguense, onde reside com a família e trabalham todos juntos. Amarildo nos explana que em 2015 fez o curso de Tecnologia em Agropecuária na URI, e isso contribuiu para o aprendizado que aumentou seu conhecimento para poder trabalhar melhor, desempenhando as atividades agrícolas, que ficaram mais controladas , ele ainda fala que na sua propriedade trabalha com atividade de bovino cultura de leite e que com o curso passou a poder analisar todos