Psicologia inicia Ciclo de Estudas em Análise Institucional
O evento que tem como tema a pesquisa, educação, saúde e trabalho, é destinado aos acadêmicos do curso, egressos e profissionais da área que atuam com psicologia em diferentes instituições.
Esta edição do Ciclo de Estudo é voltada à análise institucional, e prevê palestras sobre temas como assédio moral, riscos psicossociais na saúde do trabalhador e psicologia e cidadania, que serão realizadas até sexta-feira, nos turnos manhã e tarde no Auditório do Câmpus I.
A abertura, nesta terça-feira, 23 de agosto, contou com momento cultural a fala da Diretora-Acadêmica, professora Elisabete Cerutti, que enfatizou a necessidade do olhar atento às relações de trabalho. Ela também parabenizou o curso pela escolha do tema e desejou que ao final do ciclo, todos possam encontrar novas respostas para velhas perguntas que permeiam não só o mundo acadêmico, mas também o mercado de trabalho. A professora Marisa Pigatto, Coordenadora do curso deu as boas-vindas ao primeiro palestrante e reforçou que eventos assim contribuem de fato no fazer acadêmico.
O primeiro palestrante foi o professor da Faculdade de Administração da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, Fernando de Oliveira Vieira que falou sobre “Assédio moral: uma análise sob a ótica da psicodinâmica e Clínica do Trabalho.
Segundo ele, “os assuntos relacionados à violência do trabalho e a saúde e segurança do trabalhador, eles extrapolam o campo da psicologia e da administração. Os problemas dessa área, são problemas que estejam se tornando da sociedade de modo geral. Podemos dizer que os problema de violência no trabalho e da desvalorização mesmo nos aspectos psicológicos e sociais do ser humano e do trabalhador acabam se tornando uma questão pública. Porque a gente vive numa sociedade que tem banalizado demais as relações e tratado tudo como se fosse uma mera mercadoria”.
Fernando destaca ainda que “os futuros psicólogos e futuros administradores que estão aí com esse bastão, precisam muito ser provocados nesse sentido. De ter uma formação mais crítica. Uma formação que os coloque diante de uma realidade tão complexa e tão dura para a gente tentar transformar”.
À tarde, Fernando de Oliveira Vieira fala novamente, porém sobre “Os riscos psicossociais na área de saúde e segurança de trabalho”.
Confira a programação até sexta-feira:
Quarta-feira - 24/08/2016
Manhã
8h30min às 11h30min: Palestra com Talita Tibola – “Metodologias coletivas; contribuição da e para a psicologia”;
Tarde
13h30min às 16h45min: Palestra com Talita Tibola – “Psicologia, cidade e cidadania”
Quinta-feira - 25/08/2016
Manhã
08h30min às 11h30min: Palestra com Clarissa Crippa Bragagnolo – “Dimensões do Trabalho: gestão, processo saúde-doença, saúde do trabalhador.”
10:00 – 10:15 – Intervalo
Tarde
13:30 – 16:45 Palestra com Clarissa Crippa Bragagnolo