Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Psicologia promove debate sobre gravidez na profissão

Com a participação das autoras do livro “A Analista Grávida”, Gabriela Seben e Marina Pinto de Camargo, alunos e professores do curso de Psicologia da URI, Câmpus Frederico Westphalen, participaram via Google Meet, na tarde de 23 de setembro, de uma aula especial sobre o tema “a gravidez da analista e as repercussões na clínica”. O encontro foi promovido como uma das atividades do Recarrega Conhecimento, ação desenvolvida pela URI/FW para levar ainda mais conhecimento aos acadêmicos no período da pandemia.
A apresentação do livro foi realizada pela renomada psicanalista Diana Corso, que destacou os aspectos pessoais da vida dos profissionais da Psicologia. “Assim como a vida dos pacientes é dinâmica, a dos profissionais também é, há surpresas e contratempos”. Ainda segundo ela, “o espaço do consultório é um ambiente em que entramos preocupados com nossas confusões, inibições e repetições. O que acontece quando esse lugar se duplica no corpo do psicanalista, que também se torna continente de um filho?”.
Acadêmica do 6º semestre do curso de Psicologia a URI/FW, a estudante Évelyn Karoline Dias Biancon destacou a experiência em participar do evento. “As palestrantes acrescentaram conceitos e conhecimentos muito interessantes e úteis para a reflexão do tema, trazendo experiências vividas por elas que facilitaram no entendimento, além de despertar a minha curiosidade para buscar mais obre o assunto”, disse.
O momento foi particularmente especial para a aluna do 8º semestre, Maria Eduarda da Cruz, que é gestante. “Este evento proporcionou a mim, acadêmica e no momento gestante, uma perspectiva diferente, algo não antes pensado, mas, mesmo assim, já percebido na prática de estágio. Tal assunto trouxe uma visão diferente através da experiência das convidadas, e creio que para meus colegas também. Pudemos ver o quanto uma gestação interfere em um setting e como podemos usar estas interferências a nosso favor! Para mim foi uma experiência espetacular”, afirmou.
Bruno Matheus Dani, também do 8º semestre, disse que “Tendo em vista que no Brasil a maior parte dos profissionais de nossa área é composta por mulheres, o evento me possibilitou, enquanto estudante de psicologia homem, ouvir a experiência das convidadas e refletir o quanto as questões pessoais se misturam com a vida profissional, tanto de analistas mães, ou futuras mães e, ao mesmo tempo, de pais e futuros pais. Foi um momento muito bacana para pensar não apenas na teoria, mas nos diferentes aspectos que se atravessam na prática”.