Psicologia promove palestra sobre saúde do trabalhador

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW com apoio da Prof.ª Eliane Cadoná
06/12/2016

O curso de Psicologia da URI/FW e o Departamento de Ciências Humanas, em parceria com o CEREST MACRONORTE, promoveram no dia 1º de dezembro, um evento voltado aos cuidados com a Saúde do Trabalhador.


Com o tema “Vamos falar sobre isso?” o encontro reuniu acadêmicos, professores e profissionais de saúde que acompanharam as palestras ministradas.


A necessidade de realização do evento surgiu a partir da relevância dos conteúdos trabalhados nas disciplinas de Psicologia e Políticas Públicas, ministrada pela professora Eliane Cadoná e Trabalho e Subjetividade, ministrada pela professora Loren Aita Riss - relacionados às questões de saúde do trabalhador e Rede de Atenção Psicossocial em saúde mental.


De acordo com as professoras “percebeu-se a demanda para propiciar um espaço de discussão e reflexão frente à temática. Nesse sentido, os acadêmicos do 6º semestre do curso de Psicologia se mobilizaram na construção do referido evento, com a finalidade de abranger a comunidade na discussão e ampliar a visão no que tange à saúde do trabalho, a fim de prevenir e promover saúde neste meio”.


Os organizadores consideraram a relevância destes espaços de discussão para o trato do assunto, já que é papel da Universidade a promoção de momentos de formação e reflexão junto à comunidade, especialmente acadêmica. O papel formador da Instituição aproxima, neste cenário, a população das práticas, acolhendo demandas comunitárias, a exemplo da discussão da saúde do trabalhador, cumprindo assim com o papel social que tem.


Para os estudantes de graduação que promovem eventos desta natureza, o espaço se mostra rico em aprendizagem, já que engloba a formulação e execução de práticas que mais tarde serão desenvolvidas no exercício profissional.


Sendo assim, o evento teve como objetivo o conhecimento e a reflexão sobre as práticas, avanços e desafios do trabalho junto às redes de Atenção Psicossocial e da Saúde do Trabalhador e a criação de um espaço formador em políticas de atenção à saúde do trabalhador, com fins de promover reflexão sobre a relação prazer/sofrimento no contexto do trabalho.


Mais de 80 pessoas assistiram as palestrantes Maria Augusta Balsan, representante da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, que falou sobre as políticas públicas em saúde mental. Também de Fabiane Marques Milesi e Claudia Beux dos Santos Roduyt da Rosa, ambas do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST MACRONORTE, que falaram sobre o trabalho desenvolvido pelo Cerest na região em prol da saúde dos trabalhadores. E ainda Anelise Schaurich dos Santos, da UNISINOS, que tratou do mundo do trabalho entre (e para além de) saúde e adoecimento mental.


Para a professora Loren Aita Riss, “momentos como esse propiciam a discussão de temáticas importantes relacionadas à saúde no contexto de trabalho. Permitem trocas e aprendizados entre profissionais engajados nos processos de saúde e políticas públicas, possibilitando, principalmente aos alunos, um olhar diferenciado a partir do que estudam na acade

Confira as imagens: