Qualidade de vida é temática do 3º Taller

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
13/09/2016

Na tradução livre, do espanhol para o português, a expressão “Taller” significa oficina. E é normalmente numa oficina que se costuma criar montar e consertar coisas. Bem, a comparação pode parecer meio estranha, mas é esse o espírito da 3ª edição do Taller Internacional, que iniciou nesta segunda-feira, 12 de setembro na URI/FW.


O evento organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, equivale a semana acadêmica, já que envolve os acadêmicos com palestras e atividades que propõem questões sobre a atuação profissional. Mas vai além, quando os desafia a pensar e trabalhar de forma prática soluções que garantam qualidade de vida às comunidades que vivem às margens da cidade.


O 3º Taller, é resultado de uma construção coletiva, como afirma o professor Cristhian Brum, um dos organizadores do evento. “Hoje não temos apenas uma semana acadêmica, mas também um evento internacional, aonde recebemos professores tanto do Brasil quanto do exterior. E colocamos Frederico Westphalen no mapa de eventos internacionais de Arquitetura e Urbanismo no sul do Brasil”, afirma ele.


Uma das características do Taller é a participação de convidados vindo de outros países. Nesta edição, o diferencial é presença e contribuição de arquitetos e estudantes de arquitetura da Colômbia. Um deles é o arquiteto e professor da Universidad Augustiniana, de Bogotá, na Colômbia.

Em entrevista à URI/FW, Fabio diz que o desenvolvimento vivido pela URI com a internacionalização enriquece o processo de graduação dos seus estudantes e dá a eles condições para trabalhar não apenas como profissionais no Brasil, mas também no exterior. E que o laços estreitados pelas duas Universidades, através dos contatos feitos pelo professor Cristhian, possibilitarão que os estudantes brasileiros possam fazer cursos de pós-graduação na Colômbia e os colombianos venham cursar especializações aqui. “É um processo de estreitar laços de irmandade entre os dois países”, disse Fabio.


Já o professor Oscar Jimenez Trucco, da Universidad La Gran Colombia, também de Bogotá, reforça o comprometimento social a ser desenvolvido nos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da URI, por poderem se relacionar durante o evento com outros estudantes que têm outras experiências, outras formas de ver a realidade que existem nos dois países, de precariedades e necessidades das comunidade que são muito parecidas.


Na programação da primeira noite do 3º Taller, realizada no auditório da Escola Estadual Cardeal Roncalli,  os dez grupos formados por acadêmicos dos 6º, 7º e 8º semestres, apresentaram os resultados dos trabalhos feitos de observação, análise e projeção de melhorias a serem propostas para o bairro da Pedreira em Frederico Westphalen.


Até sexta-feira, 16, os grupos serão orientados e acompanhados no desenvolvimento de projetos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade do bairro.
 

Confira as imagens: