Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Qualidade do Solo e ambiente de produção são temas da XI RSBCS
O Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo realiza até a próxima sexta-feira, 02 de setembro, no Salão de Atos da URI/FW a 11ª edição da reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. Na abertura do evento, os participantes da II Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos foram premiados.
O evento que reúne profissionais, professores e acadêmicos de diferentes áreas debate neste encontro a qualidade do solo e ambiente de produção. Segundo o professor Vanderlei Rodrigues da Silva, que preside o evento, este ano cerca de 400 pessoas se inscreveram para esta edição “o que demonstra o interesse dos estudantes, dos pesquisadores e professores sobre o tema. E a expectativa é que nós tenhamos uma discussão e um ganho em conhecimentos relacionados ao uso dos solos, a maneira como nós tratamos o solo, a maneira como nós encaramos o solo dentro de um contexto de produção e dentro de um contexto de ambiental também de preservação e controle de erosão e de contaminação do solo”.
A programação do evento conta com palestras, apresentação de trabalhos científicos, pôsteres, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas da SBCS e a assembleia geral. Nas conferências e painéis serão debatidos temas atuais como: História da Ciência do Solo nos estados do RS e SC, Qualidade de Solos, Aspectos Ambientais de Contaminação de Solos, Dinâmica de Carbono e Erosão nos Ambientes de Produção.
Para a presidente SBCS, professora Fatima Maria de Souza Moreira, que abriu o evento com a palestra referente ao tema da reunião, “a função dos núcleos é justamente levar o debate sobre as potencialidades e as limitações do solo ao nível regional. Então nós temos vários núcleos e o regional sul está realizando esse evento tão importante. E congregar alunos de graduação, de pós-graduação, profissionais da mais alta competência da região em torno desse debate, em torno desse assunto tão importante, é o que a gente vai fazer aqui essa semana”.
Nesta quinta-feira, 1º de setembro, a programação segue no Câmpus I da URI/FW.