Química Industrial garante prêmio destaque no SIIC

O XXIV Seminário Institucional de Iniciação Científica, XXII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o XVI Seminário de Extensão, SIIC, realizado no Câmpus da URI em Santiago no dia 31 de outubro, reuniu mais de 800 acadêmicos e professores pesquisadores.
Durante o evento foram entregues as premiações dos destaques de Iniciação Científica e Extensão e o Câmpus de Frederico Westphalen garantiu quatro deles.
Confira agora os detalhes do prêmio conquistado pelo curso de Química Industrial da URI/FW.
O projeto “Composição bromatológica, mineral e atividade antioxidante das sementes e vagens de Lupinus paranensis”, foi desenvolvido pelo professor orientador Sandro R. Giacomelli e pela acadêmica bolsista Carolaine Pellegrin,do 8º semestre.
Carolaine conta que se interessou em participar deste projeto porque, segunda ela “a pesquisa traz muito conhecimento teórico e prático para o universitário, por isso entrar para o Grupo de Pesquisa em Química (GPQ) foi um objetivo desde quando entrei na Universidade, logo no terceiro semestre da graduação consegui e desde então já se vão quase 3 anos de projeto, o qual possibilitou ampliar meus conhecimentos principalmente na área de produtos naturais”.
A bolsista afirma ainda que a experiência foi de muita importância pata a formação acadêmica.
“Foi muito importante, pois, a partir da pesquisa aprofundei meus conhecimentos na prática, me aperfeiçoei no manuseio de virarias e equipamentos o que levou a um desempenho melhor também nas aulas práticas, além disso, ampliou as possibilidades para produções científicas e participação em eventos. A pesquisa proporciona que o acadêmico adquira maior conhecimento na área de estudo, agregando muito e capacitando o mesmo para vida profissional futuramente, o que é um diferencial no mercado de trabalho” explicou ela.
Para ela, ser premiada com o Prêmio Destaque no SIIC, é gratificante. “Sinto-me muito feliz pelo reconhecimento do trabalho e só tenho a agradecer as pessoas que me auxiliaram durante todo este tempo, em especial meu orientador por toda troca de conhecimento, a universidade por conceber as bolsas e suporte para realizarmos os projetos, além disso, ao curso de química industrial e a vários de meus colegas de pesquisa”, afirma Carolaine.
Já o professor orientador Sandro Giacomelli salienta a importância de trabalhar a pesquisa ou extensão dizendo que “ a pesquisa permite a intersecção entre o ensino e a extensão na Universidade. Entretanto, tem-se que tomar cuidado para não tornar a Universidade totalmente dependente da pesquisa e, consequentemente, deixar que seja um local de ensino e extensão. Quanto a Iniciação Científica essa tem um papel preponderante na formação do estudante de graduação, pois estimula o senso crítico, incentiva a capacidade de trabalhar de forma multidisciplinar, desperta a vocação para a pesquisa e desenvolve um espírito ético e profissional diferenciado”.
Para ele, o Prêmio Destaque expressa o reconhecimento dos “pares” em relação a importância de uma determinada pesquisa pa