Química Industrial visita o Cigres

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa URI/FW com apoio da Profa. Paula Balestrin
03/12/2018

O curso de Química Industrial da URI/FW realizou, no dia 23 de novembro, visita técnica no Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – CIGRES, em Seberi/RS.


A vista fez parte das atividades propostas pela disciplina de Química Ambiental I, ministrada pela professora Paula Balestrin, e teve por objetivo entender, na prática, o processo de triagem dos resíduos sólidos, desde a chegada deste ao CIGRES até sua destinação final aos aterros sanitários.


Durante a visitação, foi possível observar, também, a separação de resíduos que são destinados à reciclagem, tais como papéis, plásticos, vidros, entre outros.


O CIGRES foi criado como uma alternativa para atender a região e seus municípios, no que diz respeito a resíduos sólidos urbanos, e viabilizar a implantação de novos programas e tecnologias, que possam apoiar o desenvolvimento auto-sustentável voltado para uma proteção do meio ambiente, e uma busca pela qualidade de vida da população.


Atualmente é formado por 31 municípios da região Noroeste do estado do RS, e tem como missão receber os resíduos sólidos (domésticos), gerado pelos municípios consorciados, fazer uma correta separação triagem deste material, tratá-lo de forma correta e acondicioná-lo adequadamente, atendendo todas as normas e técnicas exigidas para a execução destes serviços (CIGRES, 2018).


De acordo com a professora Paula “durante a visitação e em conversa com os colaboradores do CIGRES nossos alunos puderam perceber o quanto pequenas atitudes, como 1) reduzir o consumo; 2) reutilizar; 3) reaproveitar e separar os resíduos em nossas residências, podem trazer grandes resultados, seja no âmbito ambiental, econômico e social”.


Visitas como esta são realizadas constantemente no curso de Química Industrial, e objetiva correlacionar, na prática, as diversas áreas de atuação dos profissionais da Química, tais como o tratamento de resíduos sólidos e efluentes industriais.
 

Confira as imagens: