Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Química participa de aula prática sobre explosivos

Os acadêmicos de Química Industrial da URI – FW participaram, no último dia 10, de uma atividade prática ministrada pelo professor Hugo M. Tiggemann. Os alunos realizaram experimentos envolvendo a produção de explosivos primários, como a pólvora negra.
Conforme explicou o professor da disciplina, os experimentos estão relacionados à tecnologia de produção de amônia, ácido nítrico e seus derivados, e são muito importantes para agricultura como os adubos nitrogenados, bem como os explosivos para mineração, fabricação de polímeros entre outros. Desta maneira, aprender a lidar com estes elementos contribui, entre outros inúmeros fatores, para que os alunos possam ampliar sua visão de oportunidades dentro do mundo da Química.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Paula Balestrin, o curso de Química Industrial busca de forma constante aliar a teoria com a prática, proporcionando aos acadêmicos o contato com inúmeras atividades do ramo industrial, tais como indústrias de explosivos, fertilizantes, petroquímicas, medicamentos, polímeros, cosméticos, alimentos, entre outras.
A aula com a utilização da pólvora foi realizada no de Físico-Química. Além deste, os acadêmicos do curso de Química utiliza outros nove laboratórios da Universidade para a realização das práticas: Bioquímica, Biotério, Bromatologia, Controle de Qualidade, Farmacognosia, Física, Físico Química, Informática, Microbiologia e Química Orgânica.