Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Realizada viagem precursora do Projeto Rondon
Próxima operação será realizara em Minas Gerais
O professor da URI, Fellipe Sponchiado, esteve em Minas Gerais na viagem precursora do Projeto Rondon. Unido aos professores de outras universidades do país, o docente da URI pôde conhecer melhor a realidade do local.
A próxima operação do Projeto Rondon, chamada de Operação Catopê, será realizada no estado de Minas Gerais, em 13 cidades, sendo que a URI, junto com a Universidade Pitágoras, de Belo Horizonte, atuará na cidade de Mato Verde, extremo norte mineiro. Os cursos envolvidos com acadêmicos da URI são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Psicologia e Tecnologia em Agronegócio.
“Nesta etapa, fomos recebidos pelo Exército Brasileiro através do 55 Batalhão de Infantaria, com sede em Montes Claros/MG, onde passamos por treinamento e de lá, conduzidos até as cidades que receberão a Operação. Na viagem precursora, cada uma dessas localidades recebe dois professores que acertam detalhes com as prefeituras, representantes locais e líderes comunitários. Caso seja necessário, são feitos ajustes nas propostas de trabalho a fim de melhor adaptar as ações com as necessidades locais de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas”, explicou o professor Fellipe.
Sobre a cidade:
Mato Verde possuí 12 mil habitantes, fica quase na Bahia, tem o clima bem quente. “Tem muitos problemas para serem resolvidos por lá, mas nosso projeto foi bem recebido. As lideranças locais inclusive nos sugeriram a ampliação de algumas questões envolvidas no projeto inicial, as quais iremos analisar. Temos certeza que com nossa contribuição deixaremos um legado importante naquela cidade”, salientou o professor da URI.