Realizadas as primeiras qualificações da sétima turma de Mestrado em Letras

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
16/05/2014

As últimas semanas foram de muita troca de ideias e aperfeiçoamentos para as mestrandas da sétima turma do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Letras da URI – Câmpus de Frederico Westphalen.


Foram sete trabalhos já qualificados, e outras bancas acontecerão ainda neste semestre. Com os exames qualificatórios, as mestrandas, que apresentaram um projeto e dois capítulos da dissertação, puderam ouvir a opinião da banca a respeito dos seus trabalhos a fim de aprimorar a pesquisa. A próxima etapa, após os ajustes sugeridos, consiste em dar seguimento aos trabalhos de dissertação para a defesa, que deverá acontecer ainda este ano, e concederá o título de mestre às aprovadas.



A maioria dos professores de outras instituições participaram através de videoconferência, dando continuidade a uma inovação introduzida pelo Mestrado em Letras no ano passado, as valorizando, assim, a oferta tecnológica da URI, e aproximando, a partir das possibilidades digitais do nosso século, docentes de diferentes universidades.


Veja quais foram os trabalhos já qualificados:

 

 


Título:
O Rio Grande do Sul em canto e conto: o papel da memória na mitificação da terra e gente gaúcha
Autora: Vanice Hermel
Banca: Denise Almeida Silva (URI – orientadora), João Luís Pereira Ourique (UFPEL) e Luana Teixeira Porto (URI)

 

 

 

 


Título:
Literatura, Cinema e Jornalismo: memória, violência e guerra no romance e no filme O tempo e o Vento e nos jornais O Povo e O Federalista
Autora: Laísa Veroneze Bisol   
Banca: Luana Teixeira Porto (URI – orientadora), Flavi Lisboa Filho (UFSM) e Ana Paula Teixeira Porto (URI)

 

 


 

 


Título:
Barba ensopada de sangue: entre o lembrar e o existir. Uma leitura da memória e identidade
Autora: Andiara Zandoná
Banca: Silvia Helena P. Niederauer (URI – orientadora), Inara de Oliveira Rodrigues (UESC/Ilhéus) e Ana Paula Teixeira Porto (URI)