Realizado II Ciclo de Formação para Docentes do Curso de Engenharia Civil

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
13/04/2015

A premissa da melhoria contínua em que o professor, protagonista no papel de ensino-aprendizagem, desempenha juntamente com a universidade, vem sendo um campo de constante mutação, e o professor tem um papel central, pois é o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos profissionais em formação.


Com esta perspectiva, coordenação de curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) promoveu a segunda edição de Ciclo de Formação para Docentes das Engenharias, realizada nos dias 1º e 9 de abril.


O evento teve por objetivo possibilitar aos professores analisar e avaliar o seu próprio trabalho, partindo de resultados e experiências anteriores comparando a eficácia das intervenções, tendo como instrumento base o Projeto Pedagógico do Curso.


O encontro foi proposto em duas etapas, na primeira parte, de forma expositiva-dialogada sobre os Fundamentos, Identidade e Organização do Curso e a segunda etapa, dia 09, em forma de dinâmica em grupos com o questionamento norteador sobre os componentes que ministrados para a formação do perfil do egresso, respondendo quais ações são de sucesso, a serem corrigidas e a serem implantadas.
Ao final, cada grupo compartilhou suas proposições, que foram repassadas à coordenação do curso com sugestões para futuras ações. Foi sugerido ainda a continuidade do Ciclo para o próximo ano, tendo como sugestão um Workshop de elaboração de projetos e captação de recursos.


O professor William Widmar Cadore, coordenador do curso de Engenharia Civil, classificou o como estratégico para o processo de melhoria contínua do curso. “Agradeço o zelo e empenho que o curso tem recebido desse colegiado desde a sua implantação. Agradeço ainda o apoio do NDE que tem contribuindo com os apontamentos necessários. Essa atividade é mais uma ação proposta pelo curso para a melhoria das competências e habilidade do profissional em formação”.

 

Confira as imagens: