Realizado primeiro encontro pós entrega das 100 unidades habitacionais de Três Passos

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
23/11/2015

No dia 17 de novembro foi realizado, pelo trabalho técnico social da URI, o XX encontro dos 100 beneficiados com as unidades habitacionais do município de Três Passos, abordando a temática “Mapa Falante”. O evento, que contou com a participação da grande maioria dos beneficiários, foi o primeiro realizado após o remanejamento das famílias para o Loteamento Dona Vanda.

 

O trabalho foi desenvolvido pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Câmpus de Frederico Westphalen, representada pela equipe do CIPE/NAPLAN a assistente social Édina Paula Winter e o técnico-administrativo Wellerson Pessotto, em parceria com a equipe da Assistência Social do CRAS do município de Três Passos, representada pela a assistente social Cassiane Franck, a coordenadora do CRAS Geneci dos Santos, a secretária da assistência social Fabiane T. de Souza Amaral, o coordenador da SMAS Luis Carlos Padilha, a escriturária Schelbi N. H. Lucini, a entrevistadora Jaquelini Marisa Deitor e o secretário do planejamento Lucas Neckel.

 

A técnica do “Mapa Falante” teve como objetivo demonstrar a realidade enfrentada pelas famílias beneficiárias no passado, no presente e no futuro. Aplicou-se a atividade aos cem contemplados com UH que foram divididos em quatro grupos e cada um desenhou um cartaz. O primeiro representou a Área de Preservação Permanente (APP) antes ocupada pelos moradores - no bairro Frei Olímpio -, o segundo representou a situação da APP reflorestada após a desocupação dos moradores, o terceiro correspondeu à área para onde as famílias foram remanejadas - o Loteamento Dona Vanda localizado no bairro Glória, o quarto representou a forma como os beneficiários desejam seu novo local de moradia. A dinâmica grupal proporcionou resultados gratificantes aos participantes, isso refletiu de forma positiva na coletividade destacando os aspectos da realidade socioambiental, da preservação e das conquistas futuras para o novo loteamento.

 

Em um segundo momento, também foi refletido acerca de um vídeo motivacional apresentado, que proporcionou aos moradores cativarem gestos acolhedores e humildes entre eles, com o intuito de trazer harmonia no novo espaço o qual os moradores ainda buscam sua adaptação à nova realidade.

 

Ao final da reunião os moradores se voluntariaram ao mutirão de limpeza no bairro Frei Olímpio, onde eram localizadas suas antigas casas. Esta ação deverá fortalecer coletivo nos moradores, unindo esforços por um ambiente saudável.

 

Confira as imagens: