Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Redes de Cooperação debate a cadeia produtiva da erva-mate na região

O Programa Redes de Cooperação, parceria entre a URI - Câmpus de Frederico Westphalen e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico Ciência e Tecnologia - SDECT, promoveu, a última quinta-feira, 18, um curso com o tema “A Cadeia Produtiva da Erva-Mate na Região: aspectos Inovação e Marketing”. Participaram os integrantes da rede AEPLAN - Associação dos Ervateiros do Polo Planalto Missões.
O curso foi ministrado pelo professor Dr. Sandro Rogério Giacomelli, Gestor do Câmpus II da URI - Frederico Westphalen. Na ocasião, o professor abordou diversos assuntos relacionados á produção da erva-mate, buscando incentivar os produtores a descobrir através da pesquisa científica, quais são os diferenciais do produto nesta região, para assim, destacar suas qualidades, e, propriedades farmacológicas.
O palestrante ainda salientou a importância de usar esses dados como forma de marketing, podendo criar novos produtos, como medicamentos, chás e essências, e assim agregar valor na Cadeia Produtiva da erva-mate na região, para que não seja consumida apenas como um produto cultural (chimarrão), e passe a ser comercializada por suas propriedades farmacêuticas.
O evento foi realizado no Cerest Macronorte em Palmeira das Missões, e contou com a participação de diversas autoridades locais e regionais ligadas a Cadeia Produtiva da Erva Mate, como o vice-presidente do COREDE-Rio da Várzea Carlos Silva Santos, o secretário Municipal da Agricultura Lúcio Borges, representante da AEPLAN Paulo Lima, Chefe do escritório da Emater/Ascar Zuleica Magalhães Malheiros, representante do grupo Creluz Adriano Bossi, assessor parlamentar da câmara de vereadores de Palmeira das Missões Luís Antônio Scherer Pinto, e equipe do Programa Redes de Cooperação da URI.
A rede de Ervateiras foi formada e lançada pelo Programa Redes de Cooperação da URI no ano de 2010, e, conta com a participação de 17 indústrias do segmento de Erva-Mate das regiões do Corede Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai.