Redes sociais: diversão ou pesadelo é tema de palestras

Professor da URI/FW orienta alunos de escolas de Frederico Westphalen

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
25/04/2023

Integrando as ações de extensão, a URI/FW desenvolve diversas atividades em municípios da região. Fazendo parte desta iniciativa, o professor César Luís Pinheiro, proferiu duas palestras com o tema “Redes sociais: diversão ou pesadelo”, no dia 14 de abril, na Escola Estadual Técnica José Cañellas, em  Frederico Westphalen. No turno da manhã, a palestra foi realizada no ginásio da escola, contando com a participação de 200 alunos do ensino médio, professores, além de integrantes da equipe diretiva. Para a turma da tarde, o momento ocorreu na sala multimídia da instituição de ensino, para um público aproximado de 80 estudantes do ensino médio e seus respectivos docentes.


Segundo Pinheiro, a temática foi muito bem recebida pelos participantes, pois os alunos ouviram as reflexões com muita atenção. As abordagens principais se referem aos perigos que são encontrados nas redes sociais. No início da fala, o professor mencionou que é totalmente favorável que os discentes acessem as redes sociais, porém, o façam com todas as cautelas possíveis. 

- Embora seja possível encontrar muitos conteúdos úteis nas redes sociais, postados por pessoas de boa índole, também existem pessoas que se utilizam destes canais para cometerem vários crimes virtuais e presenciais, ou instigar para que terceiros realizem esses crimes. Os alvos principais dos criminosos, em geral, são as crianças e os adolescentes, que juntamente com os idosos, representam uma parcela da sociedade mais vulnerável e de fácil convencimento - explica o palestrante.


Com a temática abordada, vários alunos e professores se interessaram e fizeram questionamentos que foram respondidos pelo professor. “Nesse sentido, fica a expectativa que os adolescentes, tomem mais cuidados e não se exponham nas redes sociais, tendo em vista os diversos riscos que foram mencionados na palestra”, frisa Pinheiro.

Com estas ações, de acordo com o professor, a universidade cumpre o seu papel, se inserindo de forma positiva nas escolas da região, provocando debates e trabalhando, especialmente na prevenção.


Pinheiro segue com o ciclo de palestras no dia 24 de maio, quando o momento será realizado aos alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, com a mesma temática.

Confira as imagens: