Reitor da URI e Cônsul da Itália ampliam perspectivas de parceria

O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, foi recebido no dia 1º de novembro em audiência pelo cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti. O encontro de caráter oficial logo ganhou ares de descontração, uma vez que o cônsul mostrou-se muito solícito e interessado em saber sobre Erechim e região Alto Uruguai, sobre a atuação destacada da Universidade em diferentes cidades e regiões do Estado e, também, sobre a presença italiana em regiões mais afastadas da tradicional serra gaúcha colonizada por italianos.
De acordo com o reitor Luiz Mario Spinelli, o cônsul tem pleno conhecimento do papel destacado desempenhado pelas Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul. Na conversa bastante informal o reitor observou o compromisso social da URI nas regiões onde está presente com suas unidades, lembrando que no caso do Alto Uruguai, a etnia italiana predomina em número de pessoas, onde desempenha importante papel no desenvolvimento, ao lado das demais etnias que foram responsáveis pelo desbravamento e colonização regional.
Outro tema que mereceu uma abordagem é a relação URI/Itália em plena vigência já há mais de 15 anos, de forma especial com a Província de Treviso e a região do Vêneto como um todo. Neste contexto também foi aprofundado o interesse mútuo de continuar incentivando o intercâmbio de professores e alunos da URI com Universidades e Instituições italianas.
“O cônsul da Itália foi extremamente receptivo para comigo e a URI, colocando o consulado à disposição da Universidade para a viabilização conjunta de possíveis novos projetos inclusive junto ao governo italiano, e isto, para a URI é muito interessante a despeito dos convênios que já temos em parceria”, disse o reitor.
Luiz Mario Silveira Spinelli entregou um kit da URI ao cônsul e ao mesmo tempo o convidou para conhecer a Universidade. Um período mais viável ao próprio cônsul, que se despede do RS em julho do próximo ano, é visitar Erechim nos primeiros meses de 2018 quando o município comemora seu centenário. O reitor formalizou um convite para uma possível palestra na própria Universidade.
“O senhor cônsul não prometeu nada, mas deixou a porta aberta a essa possibilidade que diria, tem boas perspectivas para sua realização”, completou o reitor em tom de otimismo a partir da audiência, que ao longo de 1h30min, transformou-se em uma agradável conversação sobre o consulado italiano e suas atividades no Estado e, o papel fundamental encampado pela URI no norte do Estado e outras regiões, com vista à formação de pessoal, promoção da pesquisa e extensão, e na contribuição ao desenvolvimento sustentável das regiões onde a Universidade está presente.
Em uma avaliação rápida o reitor Luiz Mario Spinelli entende que o encontro foi muito proveitoso, porquanto reforçou o interesse da Universidade para o fomento de novos projetos e intercâmbios com a Itália, falando diretamente com o cônsul deste País no Rio Grande do Sul.
“E não só nos oportunizou falar mais do modelo comunitário ao qual a URI pertence, mas tomar conhecimento que também a Itália tem gran