Reitor diz que URI precisa se fortalecer

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação da Reitoria (ASSCOM)
23/03/2017

O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli disse, na manhã da última quarta-feira, 22, na abertura do IV Ciclo de Formação Continuada para Coordenadores: Gestão Estratégica da Rede Colaborativa da URI, abordando o tema “relacionamento e comunicação” que trata-se de um momento de reflexão e que paradas como esta “são fundamentais para readquirir a confiança e a força”.

 

Segundo o reitor este é um momento da instituição falar “dela para ela”. Luiz Mario Spinelli observou que o modelo de gestão da URI foi escolhido tal qual é, e que agora é um momento de “consolidar a URI como ela é!”.

 

Ainda conforme o reitor, a Universidade tem avançado, mas o caminho jamais se encerra. “Precisamos continuar avançando”. Salientou que a URI hoje está entre as três universidades comunitárias em melhor situação no Estado, em termos econômicos."

 

Segundo informações de consultoria independente “a situação de anos passados não existe mais”.
 

Luiz Mario Silveira Spinelli insistiu no conceito de fortalecimento da URI. “Nós temos que trabalhar para fortalecer a Universidade”. Fez também uma reflexão sobre pontos importantes para facilitar o relacionamento em todos os setores da instituição, envolvendo todos os atores chamando a atenção para pontos como empatia, interação, reciprocidade, iniciativa, humildade, reconhecimento, perdão, sorriso, sinceridade, conselhos, feedback e gratidão.

 

Antes da manifestação do reitor, o diretor geral do câmpus, professor Paulo José Sponchiado, saudou a todos fazendo uma reflexão sobre o momento atual que o país atravessa, destacando que as crises não são a questão central, mas sim o que fazemos com ela. Também enalteceu os Ciclos de Gestores como um momento para esclarecer dúvidas e enfrentar desafios.


"Universidade, Pesquisa e Propriedade Intelectual”

A palestrante Profa. Dra. Liliana Locatelli, fez uma análise de como se desenvolve a pesquisa na URI, alertando para a necessidade de proteger os resultados no sentido de boas práticas com base na experiência de outras universidades.

De acordo com a palestrante, a URI produz pesquisa de qualidade, mas talvez ainda falte organizar e divulgar de uma forma melhor os resultados, o que é possível.

 

Destacou que um dos aspectos é avançar em parcerias com empresas, buscando fomento público e privado, mas, observou, “antes temos que estar preparados para proteger e gerir a inovação da pesquisa”.

 

Sobre a pesquisa no País, segundo a palestrante, Liliana Locatelli, em termos de “produtividade científica, estamos bem”, mas ela mostra-se preocupada quando o assunto é inovaç

Confira as imagens: