Reitoria promove o 17º Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI

O evento foi realizado no dia 29 de julho, no Câmpus de Erechim

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
31/07/2025

A Reitoria da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) realizou no dia 29 de julho, o 17º Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI. O evento ocorreu no câmpus de Erechim e contou com mais de 180 pessoas, dentre diretorias de câmpus, coordenadores de área e de curso, gestores de polo, docentes e técnicos administrativos da universidade. A abertura do evento foi marcada por um momento cultural com a apresentação da cantora Naiara Andreatto da Silva, técnica administrativa da Reitoria e licenciada em Pedagogia pela URI/FW. Em seguida, o diretor-geral da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo, deu as boas-vindas.


Na parte da manhã aconteceu a palestra da reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Bernadete Maria Dalmolin, que abordou o tema “O papel das universidades comunitárias: desafios e novos horizontes”. A reitora destacou o papel estratégico das universidades comunitárias na formação de qualidade. “Ninguém faz extensão como as comunitárias, pois somos padrão ouro. A sociedade, como um todo, está ligada nessas universidades, que apresentam inovação e solução para os mais diferentes campos”, frisa. Ela também reivindicou maior reconhecimento público e apoio governamental. “Nós fazemos ensino, pesquisa e extensão, além de pós-graduação, com muita qualidade. Apesar de o Ministério da Educação nos avaliar com excelência, ele interpreta isso de forma desigual perante as demais universidades”, pontua. 


Durante a tarde, o seminário se dividiu em encontros segmentados por áreas. O professor Sérgio Franco coordenou, no auditório, um diálogo com os docentes sobre os cenários atuais do Ensino Superior. Paralelamente, os docentes de Pós-graduação debateram questões de pesquisa e extensão com o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Marcelo Paulo Stracke, e com a professora Odisséia Fontana.


Já os educadores das Escolas de Educação Básica discutiram a liderança nos processos de gestão com a professora Val Salvador. Por fim, os técnicos administrativos participaram de um encontro com o pró-reitor de Administração, Ezequiel Albarello, e com a equipe de apoio da Reitoria, composta pela Cleusa Boeira, Elizane Pires, Manoelle Duarte e pelo Rogério Ciotti, que abordaram “O jeito URI de gerir”. Ao final das atividades, todos os grupos retornaram ao auditório para o compartilhamento dos principais pontos discutidos nos Diálogos por Segmentos e encerramento do evento.

 

Compromisso com o desenvolvimento

De acordo com o reitor, Arnaldo Nogaro, a URI reafirma, com eventos como este, seu compromisso com o progresso das regiões onde atua. A universidade tem como missão desenvolver pessoas nos campos socioeconômico, educacional, cultural e político, por meio da promoção do conhecimento, de ações empreendedoras e inovadoras, socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento social e humano. 


– O Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, no qual o Seminário de Formação Continuada para Docentes, Gestores e Técnicos Administrativos faz parte, ancora-se na possibilidade que ele oferece para que se agreguem os projetos e ações que são desenvolvidos em diferentes frentes: ingresso, acompanhamento, promoção na carreira, incentivo à qualificação e formação continuada – finaliza Nogaro.

 

*Com informações da assessoria de imprensa da Reitoria 


Confira as imagens: