Relação Pai &Filhos foi tema da VIII etapa de Formação de Educadores

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Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
23/07/2018

Uma das práticas recorrentes do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW é a correlação entra as vivências pessoas e o aprendizado da formação profissional dos acadêmicos.


Mais um bom exemplo foi a realização da VIII Etapa de Formação de Educadores do curso, que teve como tema geral a “Relação Pais e Filhos e Sucessão Familiar”.


O encontro ocorreu nos dias 18 e 19 de julho e contou com a presença do colegiado do curso, monitores e líderes de turma. 


No dia, 18, o Coordenador do curso, professor Gelson Pelegrini, falou sobre o tema abrindo os trabalhos da etapa. Em seguido o professor Dr. Sandro José Paixão, apresentou o Plano de Estudo, abordando o tema Relação Pais e Filhos e Sucessão Familiar.


O professor relatou a experiência e percepção que tem pela participação, como palestrante, em todos os Encontros de Famílias realizados pelo durante o semestre. 


A Diretora da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural, de Frederico Westphalen, professora Elisandra Manfio Zonta, abordou o tema “Princípios e Fundamentos da Pedagogia da Alternância”, o que proporcionou debate e troca de informações entre os participantes.


Já a psicopedagoga Jéssica de Marco, do Núcleo de Estudos e Assessoramento Psicopedagógico (NEAPp), apresentou o núcleo e o trabalho desenvolvido, especialmente a respeito do atendimento psicopedagógico.


À noite, o debate se deu sobre as adequações do Projeto Pedagógico do Curso e a importância do estudo do Plano de Ação do Curso, especialmente para o próximo semestre.


No dia 19, uma reunião sobre a Operacionalização do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária marcou a Etapa de Formação, especialmente pela presença de Camila Frota e Alejandro Nunes Suarez, representantes do INCRA/RS.


Camila Frota abordou o tema educação no campo e Pronera, e pontuou que a educação no campo se refere a um novo projeto de sociedade e país. Ela ressaltou ainda a importância em dar destaque e discutir questões de gênero e questões agroecológicas na educação do campo.


A VIII etapa de formação de educadores discutiu também o Manual do Projeto Profissional e de Vida dos acadêmicos. O assunto foi apresentado pelo o professor Luis Pedro Illeshein. O professor Gelson Pelegrini falou sobre o Planejamento do Segundo Semestre de 2018.


Para o Coordenador, a atividade resumiu-se em dois dias de grande aprendizagem, e de desafios para os professores e toda a equipe, que está sempre na busca de aprimorar o curso de Tecnologia em Agropecuária, bem como de melhor atender as demandas e necessidades dos educandos.

 

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