Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Releituras de obras de arte compõem exposição na Biblioteca
O convite está ali colado na porta da escada de acesso ao segundo piso da Biblioteca. Feito por uma caricatura de Shakespeare que já faz parte da exposição dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos do 1º semestre noturno/2015 do curso de Arquitetura e Urbanismo. O espaço escolhido, não por acaso, foi a escada. E a explicação é lógica: pela verticalidade e geometrismo. E também pelo fato de ser fechada entre portas.
Quem aceita o convite, tem a chance de ver, rever ou mesmo conhecer obras muito importantes no mundo da pintura. E de quebra ainda saber como elas foram entendidas pelos estudantes que fizeram a releitura fotográfica atendendo a proposta feita pela professora Fabiana Zampieri, que ministra a disciplina de História da Arte no curso.
Segundo Fabiana, a ideia veio da necessidade de aproximar os acadêmicos das produções artísticas desenvolvidas pela humanidade em toda a história. Dando a eles um sentimento de pertencimento, como se fosse feito por alguém próximo. Além disso, ela conta que queria que a turma compreendesse as questões de foco, luz e sombra, que são muito necessárias para a atividade dos arquitetos, mas que só são percebidas quando usadas. Para a construção do trabalho, eles precisaram pensar o enquadramento e a luz, o que resultou numa grande e exigente descoberta.
Para a professora, “esse tipo de trabalho quebra alguns preconceitos, especializa o olhar e principalmente nos dá um sentimento muito grande de pertencimento a humanidade. Os acadêmicos gostaram muito, experimentaram um "lugar" onde nunca haviam transitado e notei a mudança no olhar deles. Foi tão significativo que pretendo fazer essa exposição duas vezes ao ano, para proporcionar essa vivência a todos os alunos da disciplina no 1º semestre”.
O curso de Arquitetura e Urbanismo, é uma das ofertas do Vestibular de Inverno da URI deste ano.
A exposição pode ser visitada na Biblioteca até o fim do mês.
Vale a pena conferir!