Residência Pedagógica: Pedagogia realiza encontro com egressos bolsistas do programa

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
22/03/2023

O curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizou, na sexta-feira, 17, um encontro com egressos e novos bolsistas do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.


Na oportunidade, os egressos do curso, atualmente professores da rede pública e privada de ensino, Catiane Perlin, Bruno Ficanha Basso e Kelly Boeno, relataram suas experiências como bolsistas do programa. Segundo a responsável pelo programa no curso de Pedagogia, professora Juliane Cláudia Piovesan, o encontro dos bolsistas egressos com os bolsistas atuais foi muito importante. “Os depoimentos com tanta propriedade, histórias, lembranças e vivências mostram o quanto a URI, o curso de Pedagogia, o Programa RP fizeram diferenças nas vidas e caminhadas docentes, impulsionados pelos conhecimentos, pelas experiências, enquanto graduandos e enquanto bolsistas, qualificando a formação do profissional da educação”, comenta Juliane.


O programa segue em 2023 na Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, a qual acolhe e auxilia na formação profissional dos acadêmicos da URI/FW. Para a atual estudante de Pedagogia e bolsista do programa, Lueli Souza, o momento foi de grande importância e aprendizado, pois os bolsistas egressos relataram como foi o trabalho e como ajudou em sua formação, de modo a compreender que o companheirismo, a parceria e a humildade sempre devem andar juntos quando for realizar uma prática. “Aprendemos que devemos ser flexíveis e aceitarmos as opiniões, para assim realizar um trabalho mais satisfatório, coletivo e que consiga cativar os alunos e demais professores da escola. Ainda destacaram a necessidade ter um planejamento qualitativo para que o processo educativo seja com aprendizagens. Momentos como esses nos auxiliam muito em como realizar e organizar nossas práticas e demais atividades, e que devemos tentar e seguir sempre realizando tudo com amor e dedicação”, explica Lueli.


Confira os depoimentos dos egressos do projeto:


-  A participação como bolsista trouxe grandes experiências e vivências únicas que jamais serão esquecidas. Inicialmente, por conta da Covid-19, tive reuniões on-line, através do Meet, com muita leitura, diálogo, discussões pertinentes dos assuntos abordados, troca de experiências e conhecimento. No entanto, a vontade era de estar dentro da escola e, depois de longos meses, estar de volta no chão escolar em meio à pandemia foi muito desafiador. Cuidados pessoais, álcool gel, distanciamento, medo e insegurança eram normais naquele ano, porém, tinha uma preocupação ainda maior: como os alunos estariam diante da alfabetização? Quais eram suas dificuldades? Foram algumas indagações logo que iniciaram as aulas presenciais. A partir do Residência Pedagógica pude conhecer crianças únicas e especiais, professores humanos e solidários, que fizeram com que me apaixonasse ainda mais pela Educação. Estar semanalmente na sala de aula, levando atividades lúdicas, diversificadas, histórias, conversas e brincadeiras foi maravilhoso. Além de estar presente no processo de alfabetização pude acompanhar o desenvolvimento de cada aluno e, principalmente, da professora titular, pois ao final do ano, a sala estava repleta de cores, letras, números, aprendizagens e de muita alegria. Ver a evolução de cada um e seu esforço foi transformador. Agradeço ao programa RP, à Pedagogia da URI, professores e demais responsáveis, por proporcionar essa experiência transformadora e única em minha vida - relata Catiane Perlin.


- Ser residente não foi apenas estar na escola cumprindo horário, mas viver no universo da educação no seu sentido mais puro e complexo. Foi viver a escola, seu espaço e participar dos processos decisórios e organizacionais, ou seja, compreender como realmente funciona o "chão" da sala de aula, além de entender sobre as políticas públicas que norteiam os processos formativos, estruturantes e de ensino aprendizagem. Ser Residente Pedagógico proporcionou aliar os conhecimentos criados e pensados na universidade através da teoria, aproximando-os da prática, o que tornou a formação docente completa e significativa, pois através da observação e da vivência na escola pode-se compreender como realmente funcionam as questões burocráticas e pedagógicas. Desta forma, através da vivência do programa, sou um professor que realmente entende a complexidade como um todo e importância da educação, me adaptando a qualquer espaço educacional em que atuo, pois levo comigo as certezas e incertezas que o Programa Residência Pedagógica, juntamente com a universidade, fizeram com que eu criasse, repensasse e agisse. Digo isto, pois viver e estar na Educação é um desafio e aprendizagem diários. Reafirmando a importância do programa, posso afirmar com convicção e certeza que o mesmo proporcionou entender e compreender que a escola é muito mais do que um prédio - destaca Bruno Ficanha Basso.


- Participar e ser uma bolsista residente do Programa de Residência Pedagógica, com certeza, contribuiu significativamente para a caminhada acadêmica e também pessoal, pois foi um momento de superação da dicotomia existente entre teoria e prática na educação. O programa proporcionou vivenciar a realidade de estar dentro da escola, na sala de aula, conhecer e entender de forma aprofundada as políticas públicas que norteiam e dão suporte para o fazer pedagógico. Ser residente contribuiu e proporcionou muitas aprendizagens, pois estar dentro da escola, ainda sendo acadêmica, faz mudar o jeito de pensar e olhar a realidade escolar. Entendendo que devemos estar em constante formação, para que assim possamos formar alunos participativos, reflexivos, questionadores e que estejam sempre na busca pelo saber - complementa Kelly Boeno.