Rio Palmitos é tema de pesquisa de alunos de Ciências Biológicas

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Comunicação e Marketing com a colaboração do curso de Ciências Biológicas
18/03/2016

A pesquisa sobre a situação do Rio Palmitos está sendo realizada por três acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas. Entre os temas a serem observados estão o alto nível de poluição por esgoto, a ausência de Área de Preservação Permanente (APPs), o assoreamento, a constante acidez e aumento da temperatura da água. O rio é o principal curso de água do município de Palmitos em Santa Catarina.

Os acadêmicos Álvaro Mainardi, Fátima Mueller e Thais Perin percorreram em dois dias os 18 km de extensão do Rio Palmitos. O trabalho fez parte da disciplina de Recursos Hídricos, e teve como objetivo a verificação de um recurso hídrico que apresentasse deficiências.

Feita a identificação dos problemas, os acadêmicos concluíram que é de fundamental importância a realização de ações educativas junto a população sobre as problemáticas ambientais. Também necessária a construção de uma estação de tratamento de resíduos entre as empresas poluentes do Rio Palmitos e ainda manter as APPs florestadas, evitando o assoreamento do solo e consequentemente a preservação da Biodiversidade presente no local.
 

Confira as imagens: