Robótica na Educação Infantil e Anos Iniciais foi tema de debate no curso de Pedagogia

As acadêmicas valorizaram o aprendizado, especialmente sobre o uso de tecnologias desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
30/09/2024

O professor da Escola Básica da URI/FW, Rodrigo de Góis Scheffer, compartilhou suas experiências em robótica com as acadêmicas do Curso de Pedagogia, no dia 23 de setembro.


O docente destacou que a robótica e a programação são ferramentas poderosas para a aprendizagem, permitindo a exploração de conceitos teóricos de maneira lúdica e criativa. Ele enfatizou que o aprendizado se torna ilimitado quando é orgânico e natural.

- Um exemplo fascinante é quando uma criança percebe que com um motorzinho de brinquedo, palitos de picolé e pedaços de papelão pode criar um novo brinquedo. Esses momentos únicos em sala de aula possibilitam transmitir conhecimentos de forma ativa e envolvente, seja em matemática, português, ciências, entre outras disciplinas. Assim, os alunos reconhecem a utilidade do que aprendem, aplicando o conhecimento na prática – frisa Scheffer.


O professor também abordou os enormes desafios enfrentados pelos educadores e a importância de adotar métodos alternativos e criativos para alcançar o sucesso em sala de aula. Ele ressaltou que a robótica e a programação são recursos valiosos nesse processo.


As acadêmicas valorizaram as reflexões apresentadas, especialmente sobre o uso de tecnologias desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Uma delas é Elisiane que enfatiza a contribuição para seu conhecimento sobre as aulas de robótica. Outra é Taís que destaca a importância da interdisciplinaridade e a influência da robótica no desenvolvimento de habilidades espaciais e matemáticas. Ainda, a acadêmica Laura ressalta a necessidade de equilíbrio entre afeto e respeito na relação professor-aluno, destacando que a robótica é muito cativante.


Confira as imagens: