Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Robótica na Educação Infantil e Anos Iniciais foi tema de debate no curso de Pedagogia
As acadêmicas valorizaram o aprendizado, especialmente sobre o uso de tecnologias desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental
O professor da Escola Básica da URI/FW, Rodrigo de Góis Scheffer, compartilhou suas experiências em robótica com as acadêmicas do Curso de Pedagogia, no dia 23 de setembro.
O docente destacou que a robótica e a programação são ferramentas poderosas para a aprendizagem, permitindo a exploração de conceitos teóricos de maneira lúdica e criativa. Ele enfatizou que o aprendizado se torna ilimitado quando é orgânico e natural.
- Um exemplo fascinante é quando uma criança percebe que com um motorzinho de brinquedo, palitos de picolé e pedaços de papelão pode criar um novo brinquedo. Esses momentos únicos em sala de aula possibilitam transmitir conhecimentos de forma ativa e envolvente, seja em matemática, português, ciências, entre outras disciplinas. Assim, os alunos reconhecem a utilidade do que aprendem, aplicando o conhecimento na prática – frisa Scheffer.
O professor também abordou os enormes desafios enfrentados pelos educadores e a importância de adotar métodos alternativos e criativos para alcançar o sucesso em sala de aula. Ele ressaltou que a robótica e a programação são recursos valiosos nesse processo.
As acadêmicas valorizaram as reflexões apresentadas, especialmente sobre o uso de tecnologias desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Uma delas é Elisiane que enfatiza a contribuição para seu conhecimento sobre as aulas de robótica. Outra é Taís que destaca a importância da interdisciplinaridade e a influência da robótica no desenvolvimento de habilidades espaciais e matemáticas. Ainda, a acadêmica Laura ressalta a necessidade de equilíbrio entre afeto e respeito na relação professor-aluno, destacando que a robótica é muito cativante.