Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Saúde e bem-estar dos professores serão temas abordados em Formação Continuada
Inscrições do evento seguem até 15 de fevereiro no site da URI/FW

A Formação Continuada para professores e gestores 2022 da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, abre um espaço para o diálogo sobre temas como saúde e adoecimento de docentes, gestão de conflitos em espaços escolares e saúde mental na escola. Além disso, a neurociência da aprendizagem, ferramentas digitais de ensino e comunicação, serão temas que poderão auxiliar os educadores a lidar melhor com os desafios da profissão.
A importância da abordagem do assunto se dá à alta incidência de burnout entre professores, doença relacionada ao trabalho caracterizada por desgastes físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional. Muitos estudos acadêmicos comprovam que o trabalho do docente pode ser enriquecedor e se constituir como fonte de realização pessoal, mas também pode se refletir como fonte de estresse e adoecimento. Esta dualidade acontece porque o professor experimenta altas demandas de trabalho, ao mesmo tempo em que a sua profissão se caracteriza como oportunidade de desenvolvimento e motivação ao cumprir o importante papel social de educar.
Dentre as atribuições do professor, estão tarefas como participar da elaboração da proposta pedagógica da escola e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica. Além disso, os educadores devem zelar pela aprendizagem dos alunos, estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Soma-se a isso o fato de que, diante da pandemia de Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais, os professores foram desafiados a trabalhar atendendo aos alunos de forma on-line, adotando novas metodologias de ensino-aprendizagem o que pode ter exposto muitos profissionais da educação a situações de estresse.
Sobre a Formação Continuada
A URI/FW, está promovendo um curso de Formação Continuada para professores e gestores com a temática “Percursos Formativos: A docência e a gestão diante dos desafios da educação transformadora”. O evento ocorrerá de fevereiro a julho e os interessados podem se inscrever no site da universidade, na página de Inscrições, até o dia 15 de fevereiro.
O projeto tem como objetivo contribuir com a formação continuada de gestores da educação e professores das redes municipal, estadual e privada de Educação Básica. O evento será ofertado na modalidade híbrida, contando com momentos on-line e presenciais.