Saúde Indígena foi tema de palestra no curso de Farmácia

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
14/12/2017

A disciplina de Farmácia Hospitalar teve incluído recentemente o tópico “Saúde Indígena”, que é de grande relevância tendo em vista a crescente atuação de farmacêuticos nesta área.


No dia 12 de dezembro, o tema foi primeiramente apresentado pela professora responsável pela disciplina, Gloria Santos e pela egressa do Curso de Farmácia da URI/FW, a Farmacêutica Maria Emilha Basso, que relatou a experiência de atuação nesta área.


Segundo a professora Gloria, “é de extrema importância conhecer mais sobre este assunto a fim de incentivar os futuros farmacêuticos a trabalhar e consolidar o seu papel dentro das equipes de saúde que trabalham com povos indígenas”.


Saiba mais sobre a temática:

- Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) existe o subsistema de atenção à saúde indígena.

- O contexto da assistência farmacêutica na saúde indígena no Brasil, mostra a atuação de 44 farmacêuticos em 2009 sendo que atualmente este número vem crescendo, estando entorno de 200 farmacêuticos.

- No ano de 2002 foi criada a Portaria 254, que trata da Política Nacional de Atenção a Saúde Básica dos Povos Indígenas, a qual tem entre suas diretrizes a promoção do uso adequado e racional de medicamentos.

- Em 2010 foi criada, no âmbito do Ministério da Saúde, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

- Recentemente foi instituída a Resolução nº 649, de 28 de setembro de 2017, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no subsistema de atenção à saúde indígena.  



Clique AQUI  e veja ainda a entrevista com a Farmacêutica Dr.a Mônica Maria Henrique Santos, falando sobre a evolução da Assistência Farmacêutica voltada para povos indígenas.
 

Confira as imagens: