Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Saúde mental do professor é tema de aula inaugural de seis cursos
A Aula Inaugural dos cursos de Licenciatura - Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia - e de Psicologia, realizada nesta segunda-feira, 13 de março, reuniu centenas de acadêmicos, professores de escolas das redes estadual e municipal e também da Universidade.
O tema “Olhares para a Saúde Mental dos/as Professores/as”, proposto e apresentado pela Psicóloga Anelise Schaurich dos Santos, Doutoranda em Psicologia Clínica na Unisinos fala das diferentes realidades encontradas pelos professores quando da prática docente.
A temática é a base da pesquisa de doutorado realizado por Anelise que conta que o assunto surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo Simpro – Sindicato do Professores do Ensino Privado do RS sobre a saúde mental do professor, para que os resultados sirvam de embasamento para a elaboração de políticas públicas.
Segundo a palestrante, “essa pesquisa foi feita com sujeitos que foram ou são professores, não que estão em formação. Mas falar sobre esse tema ajuda a ver que é preciso pensar nesse quesito antes do professor adoecer. É uma forma de prevenção”.
Para a professora Marines Ulbrick Costa, Coordenadora do curso de Letras, o tema é extremamente importante porque o professor precisa estar em sintonia com o lado emocional.
“Um professor que tem equilíbrio, que tem saúde mental é um professor que com certeza realiza um trabalho com muito mais eficácia. Muito mais atenção. Se eu tenho esse equilíbrio eu vou conseguir preparar a minha e conduzir a minha turma de uma forma muito mais satisfatória”, afirma Marines.
A palestra que marcou oficialmente a abertura do primeiro semestre de 2017 para os seis cursos foi realizada no Salão de Atos do Câmpus I.