Secretário estadual Edson Brum participa de painel na URI/FW

“Diálogos para o desenvolvimento” reuniu também autoridades e lideranças de vários municípios da região, além de representantes de entidades e instituições

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
27/08/2021

Para discutir sobre as potencialidades e estratégias visando o progresso da região, aconteceu o painel “Diálogos para o desenvolvimento”, no salão de atos da URI/FW, na noite de quinta-feira, 26. A promoção foi da Associação dos Munícipios da Zona de Produção (Amzop), junto com o Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), a Universidade Regional Integrada (URI/FW), o Jornal O Alto Uruguai, o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar e o Fórum Regional da Federasul, contando com o apoio da Digifred, do Grupo Creluz e da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Participaram diversos prefeitos, vices e secretários municipais, além de lideranças educacionais, representantes de cooperativas, de bancos, e de outras entidades e instituições, além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum.

O secretário falou sobre o novo Fundopem, políticas governamentais e recursos para investimentos em áreas públicas e privadas, incluindo as iniciativas de modernização dos serviços públicos, ações do governo em 2021, novas legislações de fomento à economia. Frisou também os investimentos confirmados no Estado em 2021 através da Sedec, o saldo positivo de abertura de novos negócios entre janeiro e junho – com 94.173 novas empresas. Ainda, apresentou o programa de ações para o segundo semestre, que inclui a atualização da política industrial do Estado, o debate do papel do Rio Grande do Sul no novo cenário de veículos elétricos e o incentivo à implementação do programa “Juro Zero”.

Dentro da programação, também aconteceu um debate, com a presença de Edson Brum, da presidente do Codemau, Marcia Faccin, do diretor administrativo da URI/FW, Ezequiel Plínio Albarello, do vice-presidente regional da Federasul, Ramir Severiano, do gerente regional da Emater de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz e do presidente da Amzop, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva.

O diretor administrativo da URI/FW, destacou em seu painel “A importância da educação para o desenvolvimento da região”. Nesse sentido, enalteceu que a universidade tem seis laboratórios prestando serviços à comunidade e também é uma forma de aproximar o ensino do mercado de trabalho. Por esse motivo, sugeriu ao secretário que fosse elaborada uma lei ou um programa estadual, que pudesse incentivar o empresário a financiar capacitações aos funcionários, desde o nível técnico até o superior, já que atualmente as empresas não têm condições de bancá-los para qualificá-los.

Nesse contexto, Brum entende que as universidades têm importante papel na qualificação da mão de obra, o que contribui muito para o desenvolvimento dos municípios. “Talvez, para atender a demanda, a saída fosse remanejar recursos dentro da Educação do Estado que possam custear vagas em cursos particulares, focados na vocação de cada região. Desta forma, podendo oferecer ao mercado o que ele realmente precisa, com profissionais capacitados, o que ajudará no progresso das empresas e, consequentemente, da região”, sugere.

Encerrando sua participação no evento, o secretário motivou o público a continuar buscando alternativas para avançar em todas as áreas. “Conheço muito esta região e tenho certeza que os municípios, unidos, tem tudo para crescerem, pois têm um potencial gigantesco. Para isso, é preciso trabalhar de forma conjunta, visando o bem-comum e aproveitando todo o potencial que vocês têm aqui – industrial, turístico, agrícola e comercial”, frisa Brum.