Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Segurança no trabalho é tema da Semana da Pessoa com Deficiência na URI
De 21 a 28 de agosto, as Apaes de todo o Brasil, comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esse é um momento em que as instituições realizam ações voltadas para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e também pela conquista de novos espaços de inclusão.*
Com esse objetivo a URI/FW firmou parceria com a Apae do município para o desenvolvimento da programação da Semana que, este ano, tem como tema: O Futuro se faz com a conscientização das Diferenças.
Na Universidade, a primeira atividade foi realizada na tarde desta segunda-feira, 22 de agosto, através de uma oficina sobre Segurança no trabalho. O encontro de formação foi destinado aos funcionários com deficiência da URI/FW.
O professor Lucas Bombana, ministrou a palestra que apresentou situações rotineiras que merecem atenção e cuidado para que acidentes sejam evitados.
Eliane Galhardo, de 21 anos é cadeirante e acadêmica de Administração. Ela atua também como técnico-administrativa no setor de Comunicação e Marketing da Universidade e recebe acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade. Para ela a oficina oportunizou um espaço de construção de conhecimento.
“Foi muito produtivo. Nós conseguimos aprender e ter concepções de como é a segurança e como são as barreiras para evitar esses acidentes. Isso vai nos ajudar, a todo grupo para além da Universidade, para além de funcionários. Eu construí um conhecimento muito sólido que vou levar para a vida toda", afirma Eliane.
A programação da Semana da Pessoa com Deficiência segue até quinta-feira, 25 a tarde. Entre as atividades está prevista na quarta-feira, 24 de agosto, às 19h no Salão de Atos da URI/FW, a palestra com a Terapeuta Ocupacional Alice Wilken, de Chapecó, SC, sobre “O futuro se faz com a conscientização das diferenças.
Outro assunto a ser tratado no evento é a "Distrofia muscular de Duchenne: saiba como identificar", que será assunto da fala da Fisioterapeuta Maíra Coelho, de Curitiba, PR.
A URI está representada, na organização do evento, pelo Núcleo de Acessibilidade, que está atendendo em novo horário no Câmpus: terças de manhã, quartas e quintas durante a tarde, pelo ramal: 282 e/ou e-mail nda@uri.edu.br.
Fonte*: www.apaeminas.org.br