Semana Acadêmica de oficinas e atividades práticas na Eng.ª Civil

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
18/05/2018

A 5ª edição da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil da URI/FW oportunizou aos estudantes, atividades que demonstraram de um jeito diferenciado a importância do Ensino, da Pesquisa e Extensão na área.


Entre os dias 09 e 12 de maio, os alunos da graduação participaram de palestras, oficinas e da V Mostra Científica, que teve como objetivo despertar o interesse dos acadêmicos pela pesquisa científica. Os trabalhos apresentados serão reunidos em uma publicação de resumos.


A palestra de abertura da programação da V Semana Acadêmica da Engenharia Civil, foi do Engenheiro Facundo Sebastán Lopes, que falou sobre “Engenharia: Um mundo de possibilidades”.


Segundo o palestrante que é argentino e atua no Brasil há mais de dez anos, eventos como a Semana Acadêmica tem muita importância por integrar a Universidade com a comunidade e com as empresas.


Quando eu fui convidado, acetei com muito agrado, porque tive a oportunidade de apresentar minha empresa como um exemplo de possibilidades que a engenharia oferece. Eu coloco um mundo de possibilidades, porque realmente eu vejo que a engenharia nos dá ferramentas e condições para explorarmos as melhores características que temos num ambiente profissional. Então, dependendo das preferências do aluno e do futuro profissional, ele poderá escolher muitas áreas, diferentes mercados”, enfatizou ele.


Uma das atividades de maior destaque na programação do evento foi a competição de ponte de palito de picolé. Desenvolvida pelo professor Lincon Viapiana, que ministra a disciplina de Estruturas de Aço e Madeira, para o 7º semestre do curso.


Durante duas semanas, os acadêmicos divididos em 9 grupo foram orientados a montar pontes com palitos de picolé. Na noite de sexta-feira, 11, as estruturas foram testadas. O objetivo era conferir o grau de resistência a pesos de cada ponte.


Segundo o professor Lincon, a proposição do concurso é fazer o aluno linkar o dimensionamento de barras tracionadas e barras comprimidas em peças de madeira.


“Eu trouxe esse concurso para a URI justamente para os alunos já trabalharem com o material que eles trabalhar na vida profissional, que é a madeira. Porque esse concurso ele é difundido em muitas Universidades, mas ele é realizado com espaguete. E o espaguete não um material corriqueiro da vida profissional deles. O intuito dessa competição é fazer com que eles apliquem os conhecimentos de sala de aula, num projeto que é um desafio porque são eles que têm que encontrar o sistema treliçado, têm que simular no computador para verificar qual o esforço que está atuando em cada uma das barrinhas e por fim, são eles que têm que dimensionar e construir a ponte”, explicou o professor.

 


Ouça a entrevista completa com o Eng.º  Facundo Sebastán Lopes, a seguir: